Últimas Notícias
latest

Cariri

Cariri/block-3

Ceará

Ceará/block-1

Segurança

Segurança/block-3

Esportes

Esportes/block-6

Brasil

Brasil/block-3

Economia

Economia/block-2

Saúde

Saúde/block-3

Entretenimento

Entretenimento/block-4

Geral

Geral/block-1

Outras Notícias

Fase de Semifinal da Copa do Nordeste: Fortaleza encara o Sport/PE em busca da final

Foto: Reprodução

Confronto decisivo está marcado para o próximo domingo, dia 26 de maio, às 18h, na Arena Pernambuco.


Agência Caririceara.com
Redação

Na última segunda-feira (22), a Diretoria de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a tão aguardada programação da fase de Semifinal da Copa do Nordeste. Entre os embates definidores, destaca-se o duelo entre Fortaleza e Sport/PE, que promete agitar os ânimos dos torcedores e definir quem avançará rumo à final da competição regional.

O confronto decisivo está marcado para o próximo domingo, dia 26 de maio, às 18h, na imponente Arena Pernambuco. Neste embate singular, as duas equipes entrarão em campo com a mesma ambição: conquistar a tão almejada vaga na final da Copa do Nordeste.

O Fortaleza, com sua tradição e história no futebol nordestino, chega a essa fase da competição embalado pela determinação e técnica de seus jogadores, sob a liderança do experiente treinador Juan Pablo Vojvoda. Em busca de manter acesa a chama da vitória, a equipe cearense enfrentará um adversário de peso, o Sport/PE.

Por sua vez, o Sport/PE, com sua torcida apaixonada e sua trajetória marcante na Copa do Nordeste, se prepara para um confronto árduo e emocionante. A equipe pernambucana entra em campo com a determinação de superar todos os obstáculos e garantir seu lugar na grande final do torneio.

Com todos os ingredientes para uma disputa eletrizante, o embate entre Fortaleza e Sport/PE promete momentos de grande emoção e suspense, onde cada lance poderá definir o destino das equipes na competição mais importante do futebol nordestino.

Portanto, os amantes do futebol têm um encontro marcado no próximo domingo, para testemunhar a intensidade e a paixão desse confronto histórico. Quem sairá vitorioso? A resposta virá somente após os 90 minutos de pura adrenalina e emoção na Arena Pernambuco.

Corpo encontrado em estado de putrefação após afogamento na zona rural de Abaiara

Foto: Arquivo

Até o momento, não foi possível identificar a vítima.

Agência Caririceara.com
Redação

Na manhã de hoje (23), a Polícia Militar e equipes de resgate deslocaram-se até o Sítio Mondubim, localizado na zona rural de Abaiara, para dar continuidade ao atendimento de uma ocorrência de achado de cadáver que teve início no dia anterior, devido às fortes chuvas que assolaram a região, causando danos às estradas e dificultando o acesso ao local desde ontem, 22 de abril.

Após a desobstrução da estrada de terra, as equipes de resgate puderam prosseguir com a operação. No entanto, ao chegarem ao local, encontraram o corpo em estado avançado de decomposição, indicando que o falecimento ocorreu há algum tempo possivelmente por meio de afogamento.

O corpo foi resgatado pelos Bombeiros miliatres e transportado pela equipe da perícia forense para exames mais detalhados. Até o momento, não foi possível identificar a vítima, e nenhum familiar ou conhecido compareceu ao local para fornecer informações que pudessem auxiliar na identificação.

A polícia segue investigando o caso, na tentativa de esclarecer as circunstâncias que levaram à morte por afogamento no Sítio Mondubim.

Correios anunciam cargos de nível médio e superior em concurso público

Foto: Marcel Camargo/Agência Brasil


Editais serão divulgados em setembro

Os Correios anunciaram na terça-feira, dia 16 de abril que o concurso público da empresa trará vagas para os cargos de agente e de analista. O primeiro exige nível médio, e o segundo nível superior. O número de vagas ainda será definido, conforme a empresa.

O cargo de analista terá oportunidades para as seguintes especialidades: advogado, analista de sistemas, assistente social e engenheiro. Segundo nota da empresa, levantamentos apontam a necessidade de profissionais dessas áreas.

Os editais do concurso serão divulgados em setembro. Os aprovados deverão ser convocados a partir de dezembro deste ano.

>> Veja cronograma do concurso:

• Até julho – Planejamento do certame e processo para contratação da empresa especializada;

• Agosto – Contratação da banca;

• Setembro – Edital do concurso;

• Dezembro – Início das contratações.

De acordo com os Correios, o concurso público "é um dos compromissos assumidos pela atual gestão para solucionar a demanda acumulada nos últimos anos por mais profissionais em posições estratégicas da empresa e evitar a sobrecarga de trabalho".

MP do Ceará ajuíza ação para que Consórcio de Saúde da Microrregião de Acaraú realize concurso público e exonere servidores temporários

FOTO: ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL

O Ministério Público do Estado do Ceará acionou a Justiça, nessa segunda-feira (22/04), para que o Consórcio de Saúde da Microrregião de Acaraú (CPSMA) realize concurso público para os cargos existentes e para os que venham a ser criados por lei. Na Ação Civil Pública (ACP), a 1ª Promotoria de Justiça de Acaraú ainda pediu a exoneração de todos os servidores temporários que não exerçam atividades consideradas essenciais em unidades geridas pelo CPSMA, sob pena de multa diária de R$ 1 mil, limitada a R$ 100 mil, em caso de descumprimento.

Conforme a promotoria, o consórcio, que abrange os municípios de Acaraú, Bela Cruz, Cruz, Morrinhos, Jijoca de Jericoacoara e Marco, nunca realizou concurso público para provimento de cargos. Além disso, desde 2019, o CPSMA promoveu, por reiteradas vezes, seleções públicas em desacordo com a Constituição Federal. De acordo com o Ministério Público, os processos seletivos apresentavam critérios subjetivos e outras irregularidades, como prazo curto para inscrições, falta de divulgação ampla e suposta manipulação para atender interesses de quem já ocupava os cargos à época.

Em resposta ao MP do Ceará em 2021, o CPSMA ressaltou que eventual concurso público só poderá ocorrer após aprovação de projeto de lei na Assembleia Legislativa do Ceará e alterações em leis municipais das cidades abrangidas pelo consórcio. “Até o presente momento, no entanto, isso ainda não fora cumprido, o que demonstra um certo desprezo/temor pela possibilidade de efetivação dos servidores”, destacou o MP na ACP.

*MPCE

Acidente Vascular Cerebral: HRC orienta sobre importância de buscar atendimento no início dos sintomas

 


Ação de sensibilização sobre AVC com equipe do HRC no CRI de Juazeiro do Norte / Foto: Naiara Carneiro

Caracterizado como um déficit neurológico súbito agudo, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte e incapacidade permanente no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de AVC (SBAVC). No entanto, é possível preveni-lo ou tratá-lo de forma eficaz quando o atendimento é realizado em tempo hábil. Para isso, o Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), referência no atendimento a casos de AVC agudo e subagudo, conscientiza a população sobre a importância de procurar a assistência em até quatro horas do início dos primeiros sinais e sintomas.

“Observamos que a população está buscando atendimento após muitas horas de início de sintomas, o que tem impossibilitado a realização das trombólises”, afirma a assessora de qualidade do HRC, Anne Rafaela Tavares. A trombólise é um procedimento que utiliza medicamentos chamados trombolíticos para dissolver um coágulo. Diante deste fato, a equipe multiprofissional da Unidade de AVC do HRC deu início a uma série de estratégias para conscientizar a população sobre quais são os principais sinais e sintomas dessa doença e o que se deve fazer, ao identificá-los.

Uma das estratégias foi uma ação de sensibilização realizada no mês de abril com a população assistida no Centro de Referência do Idoso (CRI) de Juazeiro do Norte. Apesar de o AVC também acometer a população jovem, é na população idosa que ele é mais recorrente. Na ocasião, o coordenador médico da Unidade de AVC do HRC, Saulo Oliveira, repassou algumas orientações importantes.

“O AVC é uma doença que tem como tratar. O do tipo isquêmico, é através de uma medicação que faz desobstruir o trombo que está provocando o AVC. Só que para essa medicação funcionar de forma adequada, ela precisa ser administrada logo assim que começam os sintomas do AVC. Então ações como essa, de prevenção, de promoção de saúde e de orientação à população, têm o intuito de informar quais são os sintomas de um AVC, onde procurar assistência, para que ela busque atendimento o mais rápido possível e que possa ser utilizada a medicação, dando uma melhor condição de vida do paciente pós-AVC”, explica o coordenador.

Além das orientações com o médico, foram realizadas dinâmicas com a equipe de fisioterapia, aferição de pressão arterial e teste de glicemia com a equipe de enfermagem. Para a dona de casa Maria Luci Sampaio, 64, foi um momento de muito aprendizado. “Eu gostei da palestra e aprendi bastante coisa nova. O principal aprendizado foi que a gente que é dessa idade e tem problema, como eu que tenho diabetes, a gente tem que se cuidar”, destacou.

Sinais e sintomas do AVC

Os principais sinais e sintomas do AVC são sonolência, desorientação, boca torta, dificuldades na fala, dor de cabeça súbita e perda de força. “Então, antes a pessoa estava normal e do nada apresenta fraqueza no braço, na perna, de um lado do corpo, a boca torta, dificuldade de articular as palavras, ou até mesmo não conseguir falar. Outra alteração que é menos comum é a dificuldade visual, não conseguir enxergar direito. Ou uma pessoa que nunca teve tontura, do nada fica tonta e não consegue levantar, não consegue caminhar. São as principais manifestações do AVC”, ressalta o médico Saulo Oliveira.

HRC conta com Unidade de AVC

Ao chegar no Hospital Regional do Cariri, o paciente é atendido para identificar se está sofrendo um AVC e de qual tipo, se é isquêmico ou hemorrágico. O AVC isquêmico ocorre quando um coágulo bloqueia o sangue de chegar a uma área do cérebro. Já o AVC hemorrágico é quando ocorre um sangramento dentro ou ao redor do cérebro. Para identificar o AVC, é realizada uma tomografia.

Após o exame, se o caso for de AVC do tipo isquêmico, a pessoa é direcionada para a Unidade de AVC do HRC, um centro especializado para tratamento e reabilitação desses pacientes, onde receberão assistência 24 horas de uma equipe multiprofissional formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e assistente social.

A dona de casa Maria Lúcia de Alcântara, 68, é uma das pacientes que precisou passar pela Unidade de AVC do HRC. “Eu estava deitada em casa, assistindo televisão, e quando eu levantei já fiquei tonta e meio trêmula e virada pro lado direito, sem conseguir me apoiar, a língua sem conseguir falar”, conta. Ao notar a situação, o esposo de dona Maria Lúcia ligou para um médico amigo da família, que o orientou a levá-la imediatamente para o HRC.

“Quando cheguei aqui, fui imediatamente fazer uma tomografia, já foi diagnosticado o AVC e foram feitos os procedimentos de imediato. Depois me trouxeram pro leito. O tratamento está excelente. Já fiz vários exames. Graças a Deus e devido a gente ter vindo dentro do horário máximo não tive nenhuma sequela. Agora já estou fazendo fisioterapia, tô sendo medicada. Eu agora estou ótima, não estou sentindo mais nenhuma dor, nada”, relata aliviada.

Sequelas e prevenção

O AVC é uma doença que pode deixar muitas sequelas, principalmente motoras e funcionais, como dificuldades para se locomover, para falar e se alimentar, comprometendo as atividades diárias do indivíduo. “Então, essas sequelas acabam incapacitando muito as pessoas, dependendo do tamanho do AVC e se procuraram assistência rápido ou não”, completa Saulo Oliveira.

A doença pode ser prevenida se forem tratados os fatores de risco, como por exemplo hipertensão arterial, diabetes, sedentarismo, colesterol alto, obesidade e tabagismo. A mudança de hábitos é fundamental nesses casos, sendo necessário controlar a pressão arterial, tratar a diabetes, reduzir o peso e os níveis de colesterol, buscar ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, não fumar, e fazer acompanhamento médico com regularidade.

*ASCOM

Parto raro de gravidez abdominal é realizado no Hospital São Vicente de Barbalha-CE

Foto: Bianca Duarte – Assessora de Imprensa do HVSP


Na tarde desta segunda-feira (23), o Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, referência em maternidade de alta complexidade, celebrou um feito extraordinário, ao realizar com sucesso o parto de uma gravidez ectópica abdominal, uma condição extremamente rara onde o bebê se desenvolve fora do útero materno.


A incidência desse tipo de gestação é extremamente baixa, aproximadamente 1 caso a cada 10 mil gestações. Com a ajuda de toda equipe hospitalar, a pequena Geovanna Eloá veio ao mundo com saúde, nascendo após 35 semanas de gestação. Devido a complexidade do caso a bebê e a mãe permanecem internadas, mas seguem estáveis.


A gravidez ectópica, seja abdominal ou em outras localizações fora do útero, representa uma condição séria que requer diagnóstico precoce e intervenção médica adequada para garantir a saúde e a segurança da mãe e do bebê. É importante que casos como esse servem como alerta para a importância do acompanhamento médico durante a gestação e da conscientização sobre os diferentes desafios que podem surgir durante a gravidez.