A incrível história de superação de Roberto Carlos

Foto: Divulgação/Internet

Amor e drama

Roberto Carlos nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, no dia 19 de abril de 1941. É reconhecido como o rei da música brasileira não só pelos fãs como também por artistas de várias gerações e estilos. Entretanto, por trás do sucesso, a vida do romântico cantor está marcada por momentos dramáticos. Confira na galeria.

Slide 2 de 23: O cantor tinha 6 anos quando foi atropelado por uma locomotiva, na cidade onde nasceu, Cachoeiro de Itapemirim (ES). 

Acidente na infância

O cantor tinha 6 anos quando foi atropelado por uma locomotiva, na cidade onde nasceu, Cachoeiro de Itapemirim (ES).

Slide 3 de 23: O cantor não gosta de falar sobre seu acidente mas, segundo sua biografia não-autorizada escrita por Paulo César Araújo, tudo aconteceu quando Roberto Carlos e uma amiga tinham subido nos trilhos, para ver os festejos de São Pedro, e não perceberam que o trem se aproximava. 

O trem

O cantor não gosta de falar sobre seu acidente mas, segundo sua biografia não-autorizada escrita por Paulo César Araújo, tudo aconteceu quando Roberto Carlos e uma amiga tinham subido nos trilhos, para ver os festejos de São Pedro, e não perceberam que o trem se aproximava.

Slide 4 de 23: A locomotiva passou por cima da perna direita de Roberto Carlos e, uma parte dela, abaixo do joelho, teve que ser cortada, devido às lesões sofridas nos nervos. 

Amputação

A locomotiva passou por cima da perna direita de Roberto Carlos e, uma parte dela, abaixo do joelho, teve que ser cortada, devido às lesões sofridas nos nervos.

Slide 5 de 23: Parte da história é contada pelo cantor na música 'O Divã': "Relembro bem a festa, o apito / e na multidão um grito / o sangue no linho branco".

O Divã

Parte da história é contada pelo cantor na música ‘O Divã’: “Relembro bem a festa, o apito / e na multidão um grito / o sangue no linho branco”.

Slide 6 de 23: O cantor usou muletas durante muitos anos até passar a sua primeira prótese. No cenário, é possível ver que seus movimentos são limitados.

Impedimentos

O cantor usou muletas durante muitos anos até passar a sua primeira prótese. No cenário, é possível ver que seus movimentos são limitados.

Slide 7 de 23: Em 1958, o representante de Roberto Carlos era o jornalista Carlos Imperial, que não estava convencido de que o cantor teria sucesso cantando rock.

Rock x Bossa Nova

Em 1958, o representante de Roberto Carlos era o jornalista Carlos Imperial, que não estava convencido de que o cantor teria sucesso cantando rock.

Slide 8 de 23: Carlos Imperial convenceu Roberto Carlos a gravar um disco, pela Polidor, com músicas do gênero Bossa Nova, mais valorizado pela elite intelectual da época. O álbum foi um fracasso e a gravadora abandonou o cantor.
Fracasso na Bossa Nova

Carlos Imperial convenceu Roberto Carlos a gravar um disco, pela Polidor, com músicas do gênero Bossa Nova, mais valorizado pela elite intelectual da época. O álbum foi um fracasso e a gravadora abandonou o cantor.

Slide 9 de 23: Depois disso, Roberto Carlos passou a participar de programas de rádio e televisão, virando um ídolo das jovens garotas. Entretanto, outra parte da sociedade considerava seu estilo musical um produto imperialista dos EUA.
A resistência

Depois disso, Roberto Carlos passou a participar de programas de rádio e televisão, virando um ídolo das jovens garotas. Entretanto, outra parte da sociedade considerava seu estilo musical um produto imperialista dos EUA.

Slide 10 de 23: Devido a sua discreta postura com relação ao golpe militar de 1964, o preconceito contra o cantor aumentou, por parte dos intelectuais, que o consideravam 'alienado'.
Preconceito

Devido a sua discreta postura com relação ao golpe militar de 1964, o preconceito contra o cantor aumentou, por parte dos intelectuais, que o consideravam ‘alienado’.

Slide 11 de 23: Na época, Roberto Carlos se aproximou de Caetano Veloso, que estava exilado em Londres. Os dois trocaram composições, fazendo com que o Rei fosse mais valorizado pela ala cultural de esquerda.

Amizades produtivas

Na época, Roberto Carlos se aproximou de Caetano Veloso, que estava exilado em Londres. Os dois trocaram composições, fazendo com que o Rei fosse mais valorizado pela ala cultural de esquerda.

Slide 12 de 23: Com Erasmo Carlos e Wanderleia, Roberto Carlos formou a primeira banda de rock brasileira: a Jovem Guarda, que teve enorme sucesso e influenciou muitos artistas. 

A Jovem Guarda

Com Erasmo Carlos e Wanderleia, Roberto Carlos formou a primeira banda de rock brasileira: a Jovem Guarda, que teve enorme sucesso e influenciou muitos artistas.

Slide 13 de 23: A partir dos anos 70, Roberto Carlos passou ao estilo romântico e dirigiu seu repertório ao público mais adulto. 

Cantor romântico

A partir dos anos 70, Roberto Carlos passou ao estilo romântico e dirigiu seu repertório ao público mais adulto.

Slide 14 de 23: Segundo a Pró-Música Brasil (antiga ABPD), Roberto Carlos é o artista solo que mais vendeu discos na história da música popular brasileira.

Do rock ao romântico

Segundo a Pró-Música Brasil (antiga ABPD), Roberto Carlos é o artista solo que mais vendeu discos na história da música popular brasileira.

Slide 15 de 23: O cantor confessou em diversas entrevistas que sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo. Prefere sair pela mesma porta, se sente incomodado com algumas cores como marrom e evita o número 13.

TOC

O cantor confessou em diversas entrevistas que sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo. Prefere sair pela mesma porta, se sente incomodado com algumas cores como marrom e evita o número 13.

Slide 16 de 23: Roberto Carlos Braga II, filho do cantor com sua primeira esposa Cleonice Rossi, nasceu com glaucoma congênito. Passou por diversas cirurgias, ao longo dos anos, mas aos 22, sofreu um deslocamento de retina e ficou cego. 

A saúde do filho

Roberto Carlos Braga II, filho do cantor com sua primeira esposa Cleonice Rossi, nasceu com glaucoma congênito. Passou por diversas cirurgias, ao longo dos anos, mas aos 22, sofreu um deslocamento de retina e ficou cego.

Slide 17 de 23: Os problemas de vista do filho causavam grande tristeza a Roberto Carlos. O cantor o acompanhou, inclusive, em suas viagens a Holanda para realizar tratamentos que pudessem reverter o quadro.

Tratamentos fora do Brasil

Os problemas de vista do filho causavam grande tristeza a Roberto Carlos. O cantor o acompanhou, inclusive, em suas viagens a Holanda para realizar tratamentos que pudessem reverter o quadro.

Slide 18 de 23: A música 'As Flores do Jardim da Nossa Casa' foi um desabafo sobre sua angústia como pai.
O desabafo

A música ‘As Flores do Jardim da Nossa Casa’ foi um desabafo sobre sua angústia como pai.

Slide 19 de 23: Roberto Carlos foi casado com Cleonice Rossi de 1968 a 1979. Eles tiveram dois filhos. Em 1990, Cleonice morreu de câncer.

Cleonice Rossi

Roberto Carlos foi casado com Cleonice Rossi de 1968 a 1979. Eles tiveram dois filhos. Em 1990, Cleonice morreu de câncer

Slide 20 de 23: Em 1991, o cantor assumiu a paternidade de Rafael Carlos Torres Braga, que nasceu em 1965. O filho foi fruto de um rápido romance de Roberto Carlos com uma fã, Maria Lucila Torres.

A descoberta de outro filho

Em 1991, o cantor assumiu a paternidade de Rafael Carlos Torres Braga, que nasceu em 1965. O filho foi fruto de um rápido romance de Roberto Carlos com uma fã, Maria Lucila Torres.

Slide 21 de 23: Myriam Rios foi a segunda mulher de Roberto Carlos. Eles ficaram juntos por onze anos. Em uma entrevista ao Programa Na Lata, a atriz confessou que a relação terminou depois que ela descobriu que o cantor tinha feito uma vasectomia em segredo.

Myriam Rios

Myriam Rios foi a segunda mulher de Roberto Carlos. Eles ficaram juntos por onze anos. Em uma entrevista ao Programa Na Lata, a atriz confessou que a relação terminou depois que ela descobriu que o cantor tinha feito uma vasectomia em segredo.

Slide 22 de 23: Em 1996, Roberto Carlos se casou com Maria Rita Simões. Eles tinham se conhecido anos antes, através da enteada do cantor. Maria Rita morreu 3 anos depois, também de câncer.
Maria Rita

Em 1996, Roberto Carlos se casou com Maria Rita Simões. Eles tinham se conhecido anos antes, através da enteada do cantor. Maria Rita morreu 3 anos depois, também de câncer.

Slide 23 de 23: O cantor viveu outra perda trágica na sua vida, quando sua filha, Ana Paula Rossi (à direita, na foto), teve uma parada cardíaca, de repente, e morreu em 2011.

Os filhos

O cantor viveu outra perda trágica na sua vida, quando sua filha, Ana Paula Rossi (à direita, na foto), teve uma parada cardíaca, de repente, e morreu em 2011.

Leia também



Multiservice - Fauston
Nilton e Célia
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Este ano haverá eleições. Qual deve ser a prioridade dos candidatos ao Executivo Municipal?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados
error: Conteúdo protegido!!