Agricultores são dispensados de pagamento do boleto do Hora de Plantar

novembro 22, 2017 09:390 comentários

Agricultores familiares de 72 municípios cearenses foram dispensados do pagamento do boleto do Programa Hora de Plantar. A medida autorizada pelo Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), estava previsto no Manual Operacional do projeto e teve como motivação os índices pluviométricos municipais terem sido 50% abaixo da média histórica (Funceme) e/ou o laudo de perda de produção acima de 50% (Ematerce).

O ato representa a dispensa de pagamento de R$ 2.540.550,90, referentes a 1.485 toneladas de sementes de milho híbrido e variedade, feijão caupi, sorgo forrageiro e mamona, 2.315.050 raquetes de palma forrageira, 120.166 mudas de cajueiro anão e mudas florestais e 976 m3 de manivas. Os 76.177 agricultores atendidos pela decisão correspondem a 50,57% do público-alvo, enquanto o número de municípios beneficiados equivalem a 39,56%.

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário informa ainda que não há necessidade dos agricultores procurarem o órgão em busca do benefício. A partir da inclusão dos municípios não será emitido o boleto on-line para o pagamento do reembolso, que teriam prazo de execução entre 1 e 4 anos. O órgão estadual aguarda a divulgação de novos laudos da Ematerce para eventuais acréscimos na lista.

Os municípios atendidos com a dispensa do pagamento no Cariri foram: Araripe, Brejo Santo, Campos Sales, Nova Olinda, Penaforte, Pereiro, Saboeiro e Santana do Cariri.

DN

Tags:

Deixe um comentário