Banda Marcial de Goiânia leva a sonoridade nostálgica  para o Crato e Juazeiro do Norte

Como parte do projeto nacional do Sesc, o Sonora Brasil, a Corporação Musical Cemadipe faz apresentações gratuitas em setembro

No coreto da cidade, em datas comemorativas como aniversário do município e dos padroeiros não podia faltar a ilustre apresentação da banda marcial da cidade, um dos momentos mais esperados da programação. Essa memória nostálgica para muitos pode ser reavivada com as apresentações do Sonora Brasil, projeto do Sesc de circulação musical e que traz ao Ceará a Corporação Musical Cemadipe, de Goiânia.

A banda é formada por jovens de Aparecida de Goiânia, cidade localizada na região metropolitana de Goiânia, capital do estado de Goiás e faz apresentações gratuitas nas cidades de Crato (18/9) e Juazeiro do Norte (19/9). O público confere repertórios originais, históricos e recentemente compostos, inspirados na sonoridade das bandas de música.

A história musical do conjunto tem origem no Centro de Educação Infantil Marista Divino Pai Eterno (Cemadipe), que desde 2001 atua com projetos de cunho social, atendendo famílias do bairro Madre Germana com vistas à atenção a seus direitos no campo da Educação. O Centro reúne alunos com perfil de profissionalização na área da música. Destes, os que não estão cursando faculdade de música, estão buscando esta oportunidade e estão em circulação nacional pelo projeto Sonora Brasil.

O grupo é formado por Bruno Bernardes (Trompete), Hyago Tocach (Trompete), Ismael Trindade (Trompete), Lourrainy Cabral (Trompete), Jordânia Silva (Trompa), David Souza (Trombone), Alinne Sousa (Flugelhorn), Amanda Batista (Flugelhorn), Wellington Lemos (Eufônio), Cailton Silva (Tuba), Bruno Augusto (Percussão), Mauricio Silva (Percussão), Rivenilson Silva (Percussão), Matheus Cardoso (Percussão), e regido pelo maestro Rogério Francisco.

Sobre o Sonora Brasil

Desde sua criação, em 1998, o projeto busca desenvolver a formação de novos ouvintes musicais, modificando a cada dois anos a temática das apresentações. A iniciativa já promoveu 5.319 apresentações de 80 grupos, alcançando cerca de 520 mil espectadores em todo o país. No biênio 2017/2018 foram escolhidos os temas: “Na pisada dos cocos” e “Bandas de Música: formações e repertórios”, desenvolvidos com a participação de quatro grupos cada um. No ano de 2017 o Ceará recebeu o circuito “Na pisada dos cocos” e em 2018, passam pelo estado os grupos que integram o tema “Bandas de Música: formações e repertórios”.

Programação:

Crato

Local: Teatro Sesc Adalberto Vamozi

Endereço: Rua André Cartaxo, 443, Centro.

Data: 18/9 (terça-feira)

Horário: 19h

Informações: (88) 3523.4444

Juazeiro do Norte

Local: Teatro Sesc Patativa do Assaré

Endereço: Rua da Matriz, 227 – Centro

Data: 19/9 (quarta-feira)

Horário: 19h

Informações: (88) 3587.1065

Serviço

Projeto Sesc – Sonora Brasil com Corporação Musical Cemadipe

Cidades: Fortaleza (14/09), Varjota (15/9), Iguatu (17/9), Crato (18/9), Juazeiro do Norte (19/9).

Acesso Gratuito