Biometria no Ceará alcança 80% do eleitorado cearense

Cartorio eleitoral Crato-FT João Veira Ag Caririceara (3)

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) já realizou o cadastro biométrico de 80,2% do eleitorado cearense. O número corresponde a 5.125.584 eleitores. Contudo, em Fortaleza, o rendimento dos trabalhos de biometria ainda não é satisfatório, devido à baixa procura da população pelo serviço. Apenas 53% dos eleitores realizaram o procedimento. O TRE-CE ainda aguarda o comparecimento de mais de 844 mil pessoas na capital. Estes devem o quanto antes procurar uma das unidades de atendimento disponíveis até o prazo final, 29 de novembro deste ano.

A não atualização biométrica faz com que o eleitor fique impedido de: inscrever-se ou receber o Bolsa Família; emitir passaporte; fazer matrícula em instituições públicas de ensino; contrair empréstimos em bancos oficiais; tomar posse em cargo público e, se for servidor público, receber salário.

Cumprindo com o dever eleitoral

A estudante Ana Virgínia Barroso, 23, e toda a sua família, já fazem parte dos 80,1% da população que fez o cadastro biométrico. A família, que reside no bairro Cocó, dirigiu-se a uma unidade de atendimento para cumprir com a responsabilidade eleitoral. “Nós viemos para a Central de Atendimento ao Eleitor, na Praia de Iracema, porque era mais próximo. Vieram minha mãe, Ana Paula Barroso, minha irmã, Ana Amélia e meu pai, Laert Furtado.”

A estudante conta que ficou sabendo da necessidade de realizar a atualização ainda no início do processo, e que estava esperando todos os familiares estarem disponíveis para ir. “Achamos importante a segurança e a praticidade que a biometria nos dá no momento do voto”, pontua. A jovem também destaca que o atendimento foi bem prático. “Foi muito rápido, em dez minutos fizemos tudo.” A família foi atendida prontamente apesar de não ter feito o prévio agendamento, mas, o TRE sugere que os eleitores procurem o serviço no site ou através do Disque Eleitor, telefone 148.

O aposentado Carlos Uchoa, 74, mesmo não sendo mais obrigado a votar, faz questão de exercer seu dever de cidadão. Ele não perdeu tempo e já realizou seu cadastro. “Enquanto eu puder, irei votar. Por isso já vim atualizar minha biometria. O atendimento foi bem rápido”, afirma.

*TRE-CE

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade




Facebook

Publicidade

© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados