Cães com sintomas de calaza têm tomado as ruas do Crato

DA AGÊNCIA CARIRICEARA COM JORNAL DA PRINCESA FM
reportagem Henrique Macedo – Fotos: Jota Lopes/ Caririceara.com

O número de bichos jogados nas ruas do Crato é grande. São gatos e cachorros, boa parte em estado deplorável. Sem cuidados e doentes esses bichos além de facilitar a transmissão de doenças também são mais vulneráveis a se envolverem em acidentes no trânsito, já que quase sempre acabam surpreendidos ao atravessar alguma avenida.

Além disso, calçadas e ruas cheias de fezes de animais viraram rotina.

Outro agravante é que a prefeitura do Crato não tem promovido ações de enfrentamento da Leishmaniose, desta forma, deixando a população exposta a contaminação.

Pra piorar a situação, também não se observa atuação do Centro de Zoonoses do Crato no cuidado com animais e na prevenção de riscos à saúde pública.

Em entrevista a nossa reportagem, uma moradora cobra solução e relata que o Centro de Zoonose do Crato informou não ter transporte e, até gasolina nos veículos para a condução de animais, entre outros problemas.
ESCUTE O ÁUDIO:

A Leishmaniose é transmitida por picada de um flebótomo contaminado (conhecido como mosquito palha) e pode acometer cães e humanos. Alguns sintomas que podem levar o proprietário a desconfiar que o animal está doente são: descamação seca da pele, pelos quebradiços, nódulos na pele, úlceras, febre, atrofia muscular, fraqueza, anorexia, falta de apetite, vômito, diarreia, lesões oculares e sangramentos. Nas formas mais graves, a Leishmaniose pode acarretar anemia e outras doenças imunes.

O combate ao inseto vetor deve ser feito com aplicação de inseticida no ambiente e o uso de produtos repelentes no cão. Além disso, as pessoas devem evitar deixar os animais em ambientes úmidos e que acumulem material que possa facilitar a criação do mosquito.

A republicação é gratuita desde que citada a fonte.

Leia também



Top Móveis_Crato Janeiro 2020
Multiservice - Fauston
Banner Câmara do Crato -FEV.2020
Nilton e Célia

Enquete

VOCÊ ACHA QUE BOLSONARO ACERTOU AO BRIGAR COM SEU PARTIDO, O PSL?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados