Câmaras retomam atividades com expectativa nas eleições

Câmara do Crato, 06.08.2019 Foto Jota Lopes_Agência Caririceara (1)

Por: Jornalista Robson Roque/Jornal do Cariri – Foto: Jota Lopes/Agência Caririceara.com

Foram poucas e nada diretas as discussões sobre sucessão municipal nas câmaras do Crajubar durante o primeiro período legislativo de 2019. As poucas exceções foram cobranças mais enérgicas do bloco de oposição no legislativo barbalhense, composto por nove dos 15 vereadores; exigências e discussões sobre falhas na gestão de Arnon Bezerra, em Juazeiro; e as solitárias atuações de dois vereadores (Jales Velloso e Nando Bezerra) únicos opositores da gestão de Zé Ailton, em Crato. A retomada das atividades legislativas traz consigo a expectativa de que temas ligados às eleições de 2020 passem a vigorar entre os vereadores do Crajubar.

Os presidentes das Câmaras já têm posicionamentos praticamente definidos em relação aos apoios no próximo pleito. Em Barbalha, Odair José de Matos (PT) pretende apoiar Fernando Santana (PT). O deputado também tem proposta para se candidatar a prefeito de Juazeiro. Caso opte por esta última cidade, o bloco de vereadores da oposição barbalhense exige indicar o nome na vaga que seria deixada por Fernando, que recairia sobre Odair, apesar de que outros, como Dorivan Amaro (PT), também estão na disputa.

O presidente da Câmara de Barbalha, no entanto, defende que o Legislativo tem debatido a sucessão municipal com frequência durante o primeiro semestre. “Naturalmente, isso vai acontecer com o tempo. Os líderes de oposição, encabeçados pelo governador Camilo Santana e pelo deputado Fernando Santana e outros líderes que foram votados aqui nas últimas eleições, certamente já estão avaliando, inclusive pesquisas e nomes que estão postos na rua para, um pouco mais na frente, começar a tomar uma definição”, pondera Odair.

Em Crato, Florisval Coriolano (PRTB) surge ao lado do prefeito Zé Ailton Brasil (PP) a cada inauguração feita pelo gestor. Na abertura da Expocrato ele aparece hasteando bandeiras junto ao prefeito. Florisval justifica que os debates sobre sucessão não ocorreram na Câmara por ainda ser muito cedo para definições na política cratense. “Porque, politicamente, as coisas mudam muito. Acho que daqui para lá as coisas podem mudar, vai ter a abertura da janela partidária, terão as convenções e acho muito cedo para ser discutido. Só algumas pessoas fazem manifestação de querer ser candidato. Mas ainda não se discutiu as pré-candidaturas. Só ouvimos falar”, diz Coriolano. O Jornal do Cariri manteve contatos com o presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Darlan Lobo (MDB), mas não obteve retorno de ligações e de mensagens visualizadas em aplicativo.

 

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade




Facebook

Publicidade

© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados