Chuva de granizo cai em Mauriti e Aurora

Chuva atingiu o distrito de Palestina, em Mauriti, no início da tarde. Já em Aurora, o fenômeno foi registrado no Sítio Jatobá de São Miguel. Foto: Redes sociais

Os moradores de Mauriti e Aurora, na região do Cariri, no Sul do Estado, foram surpreendidos com uma chuva de granizo na tarte deste sábado (05). O fenômeno, considerado raro no Ceará, não é monitorado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

O primeiro registro aconteceu por volta das 13h30 no distrito de Palestina, em Mauriti, que fica a 497 quilômetros de Fortaleza. “A chuva foi forte, com muita ventania”, conta o escrivão Nicodemus Lacerda. Segundo os moradores de lá, o pluviômetro registrou 100 milímetros.

Já em Aurora, que fica a pouco mais de 80 quilômetros de Mauriti, a precipitação aconteceu na localidade do Sítio Jatobá de São Miguel. Apesar do susto, não houve estragos. O fenômeno aconteceu por volta das 16h e durou cerca de 20 minutos.

No Sul do Estado, a quadra invernosa, ao contrário das outras regiões do Ceará, iniciou mais cedo, a partir deste mês de janeiro. Segundo a Funceme, a presença de chuvas acontece graças ao Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema de baixa pressão atmosférica, circulando a aproximadamente 12 km de altura, formando nuvens na região do Cariri.

Previsão

A previsão para este sábado é de céu parcialmente nublado nos litorais de Fortaleza e do Pecém. Nas demais regiões, nebulosidade variável com chuva. Já amanhã (06), deverá ter nebulosidade variável com chuva no Litoral, no Maciço de Baturité e na região Jaguaribana. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva.

*Conteúdo do Diário Cariri

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade




Facebook

Publicidade

© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados