Crato contemplado com implantação de Unidades de Farmácias Vivas

Crato , Farmácias Vivas

Foto: Divulgação

O município do Crato, por meio da Secretaria de Saúde, foi contemplado, pelo Ministério da Saúde, com a implantação de Unidades de Farmácias Vivas, por meio do projeto apresentado, conquistando o 5º lugar na colocação em uma concorrência com outros 140 projetos em todo o Brasil.

De Acordo com a Coordenadora da Assistência Farmacêutica do Município, Emanuela Machado, com a implantação desse projeto, o município terá a possibilidade de cultivar a planta, com ação medicinal da maneira correta, no local correto, fazer a coleta e todos os processamentos, além do armazenamento das plantas e finalmente a manipulação fitoterápica.

A coordenadora acrescenta que será instituído um laboratório próprio para que possa ser feito a manipulação das plantas no município para ser disponibilizado na rede de atenção básica. “É uma conquista que deve ser comemorada. Esse recurso vem para que a gente possa colocar todo esse processo na rotina da atenção básica. Acredito que teremos uma grande aceitação por parte da população que já faz uso de medicamentos fitoterápicos, tendo em vista que a gente vai alinhar esse uso de plantas medicinais com o que é comprovado cientificamente e que é tão comum o uso de plantas medicinais na nossa região, por conta da riqueza que temos de plantas na Chapada do Araripe”, comenta.

Farmácias Vivas

As Farmácias Vivas são unidades farmacêuticas instaladas em comunidades governamentais ou não governamentais, onde seus usuários recebem medicação preparada com plantas que tiveram confirmação das atividades a elas atribuídas, colhidas nas próprias hortas, que permitem a seus usuários o acesso a um elenco de plantas verdadeiramente medicinais e seus produtos.

Devem ser implantadas ou implementadas Farmácias Vivas nas Secretarias de Saúde Municipais, garantindo o acesso às plantas medicinais e serviços relacionados à fitoterapia, com segurança, eficácia e qualidade, na perspectiva da integralidade da atenção à saúde, considerando o conhecimento tradicional sobre plantas medicinais.

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade




Facebook

Publicidade

© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados