CRATO realizada primeira reunião preparatória para a 19ª Romaria do Caldeirão da Santa Cruz

A famosa Romaria do Caldeirão da Santa Cruz está chegando e os organizadores já estão empenhados para a realização deste evento que já está no calendário cultural e religioso da região. Para isso, participaram na quarta-feira, 15, da primeira reunião preparatória representantes da Cúria Diocesana, do Assentamento 10 de Abril, Secretarias Municipais de Cultura, de Turismo e de Meio Ambiente.

A romaria é organizada há 19 anos pela Cúria Diocesana, através da Pastoral da Terra. A Prefeitura Municipal entra como parceira. “A prefeitura ao longo dos anos vem se colocando como parceira do evento, uma vez que o Parque Histórico do Caldeirão é um equipamento do município, ligado a Secretaria de Cultura e tombado pelo Estado”, comentou o Secretário de Cultura, Wilton Dedê.

A cada ano, a romaria envolve milhares de fiéis, romeiros e turistas para conhecer a história do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto ou Caldeirão dos Jesuítas. O local abrigou um dos movimentos messiânicos que surgiu nas terras do Crato, liderada pelo paraibano José Lourenço Gomes da Silva, mais conhecido por beato José Lourenço.