Em Crato, Conferência discute sobre Proteção Integral a crianças e adolescentes nas políticas públicas

Ontem, quinta-feira, 29, no auditório da Escola Profissionalizante Violeta Arraes, foi realizada a VI Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

Trazendo a temática “Proteção integral e enfrentamento as violências”, a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS) promoveu um dia de discussões e troca de saberes acerca de implementações de políticas públicas para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Representando o prefeito Zé Ailton Brasil, o Secretário Municipal de Cultura, Wilton Dedê, destacou as ações de cidadania que o Crato vem desenvolvendo para promover mais qualidade de vida para os jovens. “Inclusão social, cultura, educação, saúde e segurança são princípios da gestão municipal para com crianças e adolescentes”, disse.

A Conferência visa fortalecer o papel dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente, que se constituem como importantes instrumentos de mobilização e participação popular na discussão e na busca de soluções para os problemas que afligem a população infanto-juvenil local.

“Somos jovens, entendemos de políticas, somos vanguarda e resistência na luta pelos nossos direitos, nossa participação é imprescindível”, relatou Ana Julya Carvalho, representante do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) Crato.

Em continuidade, o evento contou com apresentações culturais e em seguida a palestra magna intitulada “Proteção Integral, diversidade e enfrentamento das violências”, proferida pela secretária executiva do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Maria da Conceição Nunes.

Posteriormente, os debates foram divididos em cinco eixos temáticos: Eixo I: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Eixo II: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Eixo III: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Eixo IV: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e Eixo V: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes e escolhidos delegados para participar das etapas estadual e nacional.

A X Conferência Regional acontecerá em fevereiro de 2019, e a etapa nacional da XI CNDCA acontecerá em outubro de 2019, em Brasília.

Também presentes ao momento, o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ricardo Aguiar; a técnica Fabiana Morais, representando a gestora da SMTDS, Edivania Costa, a Secretária Adjunta da Cultura, Cleia Feitosa, professores, estudantes, conselheiros tutelares, entre outros profissionais da assistência social cratense.