Em Crato, SMADT apresenta resultados de 2018 do Viveiro Municipal de Mudas

Cerca de 100 mil mudas foram produzidas e 27 mil mudas de 84 espécies diferentes foram distribuídas em 2018 pelo Viveiro Municipal de Mudas, equipamento da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial da cidade do Crato.

O relatório descreve ainda quais as espécies e quais pessoas e instituições receberam as doações.

O viveiro é formado por um responsável técnico, um Coordenador de Produção, três viveiristas que realizam as atividades de Produção / Semeadura, Distribuição e Comercialização, Coleta e Aquisição de Sementes e Preparo do Substrato. E sua infraestrutura é composta por 50 canteiros em alvenaria com cobertura rústica (palhas) e a céu aberto, utilizados de acordo com a exigência de manejo das espécies cultivadas; dois reservatórios de água, sendo um com capacidade de 12.000 litros e outro de 3.500 litros; galpão de alvenaria para preparo do substrato; depósito para ferramentas e estoque de sementes; além de maquinários e ferramentas.

Conforme afirmou o secretário Brito Júnior, “o viveiro possui caráter permanente e destina-se a produção de mudas de espécies nativas e medicinais para atender ações de reflorestamento e arborização municipal, bem como o apoio ao pequeno produtor rural e a todos os demais membros da sociedade cratense, além de fornecer mudas para toda a região do Cariri e municípios fronteiriços do vizinho estado de Pernambuco”.

Distribuição em 2019
O gestor informou ainda que, durante o mês de janeiro, o equipamento municipal ainda dispõe de estoque de mudas para doação. É o momento de oferecer aos munícipes o acesso ao cultivo de diversas espécies, contribuindo para o fortalecimento das medidas ambientais do programa “Selo Verde”.

O protocolo para doação é de que cada pessoa tenha direito a 10 unidades de mudas de quaisquer espécies disponíveis. A partir da décima muda, para os que desejarem levar mais unidades, a secretaria recebe insumos para as mudas no valor equivalente a R$ 1 por cada uma.

Para garantir a doação, o interessado deve buscar uma autorização na sede da secretaria, localizada na Praça Cristo Rei, no Centro do Crato. Com o documento em mãos, as plantas podem ser recolhidas no Viveiro Municipal de Mudas da cidade, localizada no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no bairro Pimenta.

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade




Facebook

Publicidade

© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados