Fundação Itaú Social conhece o programa escola integradora em Juazeiro do Norte

Membros do Instituo de Esquisas Plano CDE, de São Paulo, à serviço da Fundação Itaú Social, estão em Juazeiro do Norte nesta semana com o objetivo de conhecer mais de perto o Programa Escola Integradora que está sendo implantado na rede municipal de Educação.

Eles tomaram conhecimento do Programa após uma pesquisa respondida no site da Fundação Itaú Social pela Diretora Pedagógica da Seduc, professora Carmen Lúcia Tomaz Bezerra. A pesquisa tem como objetivo identificar experiências educacionais realizadas em todo o território brasileiro que trabalham o envolvimento das famílias nas escolas em uma perspectiva de rede educacional.

O Diretor Executivo da Plano CDE explica que as respostas dadas na pesquisa pela professora Carmen Lúcia chamaram a atenção, pela forma com que as famílias dos alunos matriculados nas escolas integradoras da rede municipal de ensino de Juazeiro do Norte são convidadas a se envolverem no processo educacional dos seus filhos.

Durante a manhã desta segunda-feira, a Secretária de Educação, Maria Loureto de Lima, e sua equipe técnica-pedagógica, além de diretores administrativos de três escolas que já fazem parte do Programa Escola Integradora de forma experimental responderam a diversas perguntas a respeito do funcionamento do Programa. Elas explicaram as formas de atuação da Seduc, dos diretores e coordenadores pedagógicos a partir dos princípios que fazem o Programa Escola Integradora.

A Secretaria de Educação Maria Loureto de Lima acredita que o reconhecimento do Programa Escola Integradora ainda em sua fase experimental evidencia os resultados já apresentados. “A família é a sócia majoritária na rede de ensino. E isso cristaliza a integração que a Seduc está fazendo através do reconhecimento do potencial de cada professor, do aluno que é a razão da existência da escola e dos pais que confiam na escola pública”, ressalta Maria Loureto de Lima.

Fundação Itaú Social

Criada especificamente para estruturar e implementar os investimentos sociais do Itaú, a Fundação Itaú Social, com atuação em todo o território brasileiro, tem como foco o apoio, elaboração e fortalecimento de programas que visam o progresso das políticas públicas de educação, a potencialização do engajamento de seus colaboradores – e da sociedade em geral – por meio da cultura de voluntariado, e a avaliação sistematizada de projetos sociais. Os membros do instituto Plano CDE estarão em Juazeiro do Norte até sexta-feira conhecendo as escolas integradoras.

Foto: Anderson Duarte