Governo do Ceará leva artesanato à feira nacional em Minas Gerais

Argila, couro, fios e tecidos, madeira e muitas outras tipologias do artesanato cearense representarão os talentos da terra da luz na 30ª edição da Feira Nacional de Artesanato (FNA), que está acontecendo desde esta terça-feira (3) e se estende até o próximo domingo (6), na Expominas, em Belo Horizonte. A Central de Artesanato do Ceará (CeArt), equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), participa do evento que reúne artesãos de todo o país com um estande com mais de 1800 peças de 53 artesãos e três associações do estado.

Com a presença na FNA, o Governo do Ceará garante a expansão da visibilidade das peças produzidas no estado, gerando renda para os participantes e também para as localidades nas quais eles estão inseridos. “Levando não somente as peças, mas os próprios artesãos para feiras e eventos, a CeArt amplia a rede de negócios dos produtores e fortalece a política pública de inclusão social fomentada através do artesanato”, salienta a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

O crochê de Conceição Juvêncio, o trançado em palha de Maria de Fátima, a madeira de Tadeu Diógenes e a areia colorida de Conceição Juvêncio serão trabalhados ao vivo para os participantes. “Contar com o apoio da CeArt na participação de eventos é uma das maiores conquistas para mim. Lá fora, vemos o quanto o Ceará se destaca no artesanato e sempre vendemos muito bem em outros estados. Estou levando muitas peças prontas e estou com grandes expectativas para produzir e vender muito mais durante a feira”, comenta Maviniê Mota.

“Com benefícios como a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a certificação de produtos e as capacitações promovidas pela SPS através da CeArt, o artesanato cearense está cada dia mais competitivo e apto a ganhar espaço mercado no mercado nacional, com produtos que, além de apresentarem qualidade diferenciada, possuem identidade cultural”, destaca a titular da SPS, Socorro França.

Considerada a maior da América Latina no segmento, a expectativa é que a FNA receba cerca de 180 mil visitantes nos seis dias da programação, que além da comercialização do artesanato, conta com shows, homenagens e oficinas.

Saiba mais no site do evento

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Mult Service_Novembro_2019
IRLANIO LIMA - nov-2019 cortesia (1)

Enquete

VOCÊ ACHA QUE BOLSONARO ACERTOU AO BRIGAR COM SEU PARTIDO, O PSL?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados