Grupos de tradição ocupam as ruas no encerramento do Ciclo de Reis

As brincadeiras de reisado invadiram as ruas de Juazeiro do Norte para o enceramento do Ciclo de Reis, iniciado no último dia 21 de dezembro, no domingo, seguindo uma tradição de décadas. O trabalho recebeu um grande incentivo da administração municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura, que lançou edital para entidades concorrerem à realização desse trabalho com os grupos e tradição, levando para os bairros da cidade, durante os dias de realização, terreiras com os diversos grupos de folclore da cidade, promovendo uma grande festa da tradição popular. As ações foram realizadas por meio da Ong Zaíla Lavor.

Neste domingo foram mobilizados 36 grupos, desde às 10 horas, contando com reforço em diversos pontos, para garantir a segurança dos brincantes. O Secretário de Cultura, Renato Fernandes, avalia a importância do Ciclo de Reis no intuito de reunir e fortalecer os grupos e consequentemente a grande tradição das festividades durante esse período em Juazeiro do Norte, figurando no calendário de atrações da cidade.

A coordenadora do evento, Maria Gomide, afirma que o Ciclo de Reis demonstrou nesta segunda edição uma adesão mais orgânica por parte dos Mestres e Brincantes que assimilaram bem a proposta do evento desde o ano passado. “O projeto foi abraçado por mestres e brincantes de Juazeiro do Norte. O formato já estava organicamente construído e isso foi notório durante a organização dos terreiros”, destaca Maria Gomide.

Em sua segunda edição, os Grupos da Tradição popular foram incentivados a resgatar elementos e personagens cênicos que fazem parte dos grupos como a velha, o jaraguá, o boi e outros. A ideia é tornar as brincadeiras mais atrativas para o público que geralmente é formado por pessoas de todas as faixas etárias (crianças, jovens e adultos).

10 horas de programação

Além da tradicional queima de lapinhas na praça Padre Cícero, as atrações aconteceram em quatro espaços públicos diferentes. As apresentações acontecera em locais como a Praças José Geraldo da Cruz, Praça Padre Cícero e Praça do Cinquentenário (Memorial Padre Cícero). A partir das 14h a programação ocorreu no Largo da Matriz, em frente à Igreja de Nossa Senhora das Dores.

Foto: Helio Filho

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade




Facebook

Publicidade

© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados