Juazeiro do Norte. Estudante cola adesivos em pontos de ônibus para orientar passageiros

foto-adesivo-juazeiro-do-norte

Sem placas informativas nas paradas, os próprios passageiros escrevem quais linhas passam em cada ponto.  Foto: Fernanda Barbosa/ Arquivo

Adesivos com os dizeres “Que ônibus passa aqui?” estão espalhados por paradas de transporte público da cidade de Juazeiro do Norte, no Cariri cearense. Idealizada pela estudante Fernanda Barbosa, a ação vem para suprir uma deficiência no sistema de informação dos ônibus da cidade. A maioria dos pontos tem apenas o poste indicando que ali é uma parada, mas não traz os nomes das linhas que passam no local.

A juazeirense viu a problemática e buscou uma alternativa na internet. Depois de pesquisar, ela resolveu colocar adesivos nas paradas. “Encontrei uma iniciativa de um grupo de Porto Alegre, eles colocavam adesivos em paradas de ônibus, então pensei em colocar eu mesma os adesivos”, explica a idealizadora.

A própria Fernanda, quando sabe os nomes das linhas, já escreve, mas a proposta é construir um sistema de informação colaborativo para cada ponto de ônibus, onde os próprios usuários preenchem a informação no local. A ideia tem sido bem aceita. “Às vezes estou no aeroporto e não sei qual ônibus devo pegar naquele ponto para ir pro Crato, porque não tem nada identificando quais linhas passam ali”, aponta a estudante Natália Amaro, que sempre usa o transporte público.

A ação pretende ajudar quem mora na cidade e quem está de passagem. “Sou usuária de ônibus há muito tempo e sempre tive muita dificuldade de pegar ônibus. Vai ajudar não só quem mora na cidade, mas também as pessoas que vêm visitar Juazeiro”, conclui a idealizadora.

Juazeiro do Norte possui 412 pontos de parada de ônibus. Com a iniciativa, foram atendidos oito pontos em apenas uma semana. A meta é imprimir mais adesivos e colocá-los em outras paradas no município.

Veja as paradas com os adesivos:

  • Dois pontos na avenida Castelo Branco, próximo a Escola Maria Amélia, bairro Pirajá
  • Ponto do Colégio Militar
  • Cariri Garden Shopping
  • Ginásio Poliesportivo
  • Parada de ônibus de uma lanchonete próxima a praça Giradouro (triângulo Crajubar)
  • Rua Padre Cícero (próximo ao Arco dos Salesianos)
  • Praça Padre Cícero (Centro)

Sem iniciativa pública

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Juazeiro do Norte confirmou a ausência das placas informativas. “Infelizmente não temos placas de ônibus em pontos de parada, com informação de itinerário ou destinos, a não ser no terminal intermunicipal de ônibus”, ressaltou em nota. Sobre uma possível política pública sobre o tema, o órgão esclarece que “não há, até o momento, um projeto, ou uma política pública para implantação desses informativos. No entanto, vou passar essa ideia ao setor responsável para analisar a possibilidade”, finaliza.

G1 CE

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade




Facebook

Publicidade

© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados