Morre Moraes Moreira, aos 72 anos, no Rio

Moraes Moreira Foto: Ana Branco / Agência O Globo

Morreu, nesta segunda-feira (13), aos 72 anos, o cantor e compositor baiano Moraes Moreira. Ele sofreu um infarto fulminante e foi encontrado pela empregada, às 6 da manhã, caído em casa, no Rio de Janeiro. Um dos maiores artistas da música popular brasileira, Moraes ficou célebre por sucessos como “Lá vem o Brasil descendo a ladeira”, “Pombo correio”, “Sintonia” e, com o grupo Novos Baianos, “Preta pretinha”, “Mistério do Planeta” e “Acabou chorare” (essas, compostas em parceria com o poeta e integrante do grupo Luiz Galvão).

Antonio Carlos Moreira Pires nasceu em 1947, em Ituaçu (BA), e passou sua adolescência tocando sanfona em festas de São João, enquanto intercalava sua vida com o estudo de ciências, em Calulé.

Em 1966, mudou-se para Salvador e foi morar em uma pensão, onde conheceu Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão. Três anos mais tarde, eles se juntariam à cantora Baby Consuelo e ao guitarrista Pepeu Gomes, formando os Novos Baianos. O grupo fez sua estreia em 1969 com o show “Desembarque dos bichos depois do dilúvio”. Também em Salvador, Moraes se aproximou de Tom Zé, figura imprescindível para aproximá-lo do rock, ritmo que influenciaria diretamente sua trajetória, especialmente no carnaval.

No início dos anos 1970, os Novos Baianos se transferiram para o Rio de Janeiro, e foram viver juntos, em comunidade: inicialmente em um apartamento em Botafogo (onde foram visitados pelo cantor João Gilberto) e, mais tarde, em um sítio em Vargem Grande. Em 1972, o grupo gravou no Rio o álbum “Acabou chorare”, um clássico pós-tropicalista da mistura de música brasileira e rock, eleito, em 2007, pela revista “Rolling Stone Brasil”, um dos 100 maiores discos da música brasileira.

Em sua carreira solo, lançou mais de 20 álbuns e se consagrou nos carnavais do trio elétrico de Dodô e Osmar. Para a folia, compôs hinos como “Pombo correio”, “Vassourinha elétrica” e “Bloco do prazer”.

Em breve, mais informações sobre a morte de Moraes Moreira

*Extra Online

Leia também



Multiservice - Fauston
Nilton e Célia
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Você acha que motoristas alcoolizados devem ser considerados criminosos?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados
error: Conteúdo protegido!!