Pré-Estação: entenda o período que antecede a quadra chuvosa do Ceará

Cariri é a região que mais costuma chover entre dezembro e janeiro Foto: Jota Lopes/Agência Caririceara.com

O mês de dezembro marca o início da Pré-Estação no Ceará. O período, que vai até janeiro, tem média pluviométrica de 130,3 milímetros, sendo 31,6 mm no primeiro mês e 98,7 mm no segundo, de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Geralmente, as primeiras precipitações da Pré-Estação chegam ao sul do Estado, como na macrorregião do Cariri. Já em janeiro, elas tendem a ser mais generalizadas e significativas, no território como um todo.

“O sul do estado recebe influências, na forma de algumas instabilidades atmosféricas, facilitadas por sistemas meteorológicos – Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCANs) e Cavados de Altos Níveis (CANs) – que costumam chegar no estado da Bahia e deslocam-se para leste”, explica Raul Fritz, meteorologista da Funceme.

Fritz reforça que os vórtices e cavados têm seu ápice de atuação em janeiro, podendo se estender até fevereiro (início da quadra chuvosa), mas escasseando de março em diante. Os sistemas indutores de precipitações nesta época são de baixa previsibilidade e costumam ser identificados com previsões de curto prazo, isto é, até três dias.

Dados

Na última Pré-Estação, a macrorregião que mais recebeu chuva foi o Cariri, com 254 mm, o que representa um desvio positivo de 17,5%. Ela é área do Ceará com maior média nos dois meses que antecedem a quadra chuvosa.

Considerando o Estado como um todo – que teve acumulado de 197,8 mm – a última Pré-Estação foi a melhor desde o ano de 2015, quando a Funceme registrou média de 201,7 milímetros. Veja mais dados:

SAIBA MAIS

Dezembro começa com predomínio de nebulosidade variável em todo o Ceará

O início do mês de dezembro de 2019 inicia-se com previsão de predomínio de nebulosidade variável, pelo menos, até a próxima quarta (4), conforme atualização das condições de tempo realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta segunda-feira (2).

Conforme imagem de satélite analisada hoje, o Estado apresenta-se com nuvens sobre seu território, porém, não estão relacionadas a possíveis precipitações.

Apesar da expectativa de céu variando entre parcialmente nublado e claro em todas as macrorregiões, a Ibiapaba pode receber chuva na próxima quarta. Até lá, os meteorologistas seguirão realizando análises para confirmar ou não a tendência indicada na manhã desta segunda.

Para conferir a previsão, que é atualizada duas vezes ao dia, basta acessar o site o ou ainda baixar o app ‘Funceme Tempo’, disponível para Android e iOs de forma gratuita.

*Conteúdo “FUNCEME

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Mult Service_Novembro_2019
IRLANIO LIMA - nov-2019 cortesia (1)

Enquete

VOCÊ ACHA QUE BOLSONARO ACERTOU AO BRIGAR COM SEU PARTIDO, O PSL?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados