Previsão para o Carnaval no Ceará é de nebulosidade variável com chuvas em diferentes regiões

fevereiro 9, 2018 17:330 comentários

O fim de semana de Carnaval será de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas em diferentes macrorregiões do Estado. No decorrer dos dias, a influência dos sistemas meteorológicos vai variar, impactando de forma diferenciada em cada porção do Estado.

Conforme previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), ao longo desta sexta-feira (9), há possibilidade de chuva na região Jaguaribana, no Cariri e no noroeste do Estado. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.

Já no sábado (10), o folião que estiver no Centro-Norte, principalmente na área da Serra da Ibiapaba, pode se preparar para receber chuvas. Neste dia ainda há possibilidade de precipitações no sul do Ceará. No domingo (11), a previsão do tempo indica nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões do Estado.

De acordo com o meteorologista da Funceme David Ferran, o litoral do Estado também está propício a chuvas, principalmente durante a madrugada e no início da manhã ao longo do feriadão.

O principal sistema responsável a formação de nuvens e, posteriormente, a ocorrência de chuvas, continua sendo a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Na porção sul do Estado, principalmente no Cariri, há ainda uma leve influência da Zona de Convergência de Umidade (ZCOU), que se constitui em uma faixa de nebulosidade que se estende da Amazônia até o Atlântico Sul, orientada no sentido noroeste-sudeste.

Porém, considerando o deslocamento contínuo dos sistemas meteorológicos, as condições de tempo podem ser alteradas. Por isto, os meteorologistas recomendam o acompanhamento diário das informações repassadas pela Funceme por meio do site e de aplicativos, além do telefone 3101-1117, das 9h às 12h.

Para a segunda (12) e a terça (13), a previsão é de evento será definida até o próximo domingo, mas já são esperados períodos variando entre sol e eventos de chuva.

Balanço de precipitações

Entre as 7 desta quinta-feira (8) e as 7h desta sexta-feira (9), choveu em mais de 60 municípios, com as maiores precipitações em Ipu (54 mm), Graça (50 mm) e Quixeramobim (50 mm).

Com informações da assessoria de imprensa da Funceme

Tags:

Deixe um comentário