Restaurante Popular do Crato está totalmente abandonado pelo poder púbico

DA AGÊNCIA CARIRICEARA COM JORNAL DA PRINCESA FM
Henrique Macedo – Foto: Caririceara.com

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, os restaurantes populares são estabelecimentos que se caracterizam pela comercialização de refeições prontas, nutricionalmente balanceadas, servidas em locais apropriados e confortáveis, destinando à população que se alimenta fora de casa uma refeição que possibilite ao máximo o aproveitamento pelo organismo, reduzindo os grupos de risco à saúde. Porém, no Crato, a realidade é totalmente diferente.

Foto: Henrique Macedo / Agência Caririceara.com
Foto: Henrique Macedo / Agência Caririceara.com

O restaurante popular do município, localizado no largo da antiga estação ferroviária, atual Centro Cultural do Araripe, está completamente abandonado pelo Poder Público. Isso porque, a estrutura está bastante deteriorada. Paredes com pichações e caindo aos pedaços, lixo na porta do equipamento, e pra piorar, em frente está paralisada há quase dois anos a obra das salas de cinema, que estão sendo utilizadas como motel público, banheiro a céu aberto e ponto para uso de drogas. Além disso, odor de urina, fezes, lixo, mato alto e o mal cheiro de animais mortos põem em risco a saúde de quem trabalha e se alimenta no espaço destinado para o almoço diário dos trabalhadores, como também, dos menos favorecidos.

O mecânico Djalma Sobreira reclama do descaso.

“Uma pouca vergonha. Agora, praticamente se alimentamos em frente a um lixão. Isso é uma falta de respeito com a população do Crato. Como sempre, só sobra pra o mais pobre. Aqui durante a noite as pessoas tem medo porque a escuridão é enorme, mas na hora de cobrar a taxa de iluminação pública num pague não, se não cortam a energia da sua casa”, reclamou.

A costureira Terezinha Almeida relata que o risco a saúde de quem trabalha no restaurante e de quem almoça no local é eminente.

“Isso daí é um perigo. Almoçar praticamente dentro de um terreno baldio, imundo e cheio de bicho. Daqui a pouco é arriscado sair cobra e escorpião daí, porque em tempo de chuva isso é um prato cheio. É perigoso qualquer pessoa pegar uma doença nesse local. Paredes caindo aos pedaços e uma imundice na frente. Se aqui no Centro está assim, imagine nos bairros”, disse.

Foto: Henrique Macedo / Agência Caririceara.com
Foto: Henrique Macedo / Agência Caririceara.com

Inaugurado em setembro de 2008, o Restaurante Popular no Crato tem 120 lugares, distribuídos em 15 mesas com pedra de granito. O programa é destinado a pessoas de baixa renda residentes do município. Assim como outros equipamentos públicos adjacentes como a antiga estação ferroviária, atual Centro Cultural do Araripe e Praça Francisco Sá (Praça Cristo Rei), está em completo abandono.

A republicação é gratuita desde que citada a fonte.

Leia também



TOP MOVEIS - Janeiro 2020
Mult Service_Novembro_2019
Dr. João Henrique

Enquete

VOCÊ ACHA QUE BOLSONARO ACERTOU AO BRIGAR COM SEU PARTIDO, O PSL?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados