Transdiciplinaridade em Foco: projetos integrados entre as instituições URCA e Faculdade Padre Cícero

Professora Maria de Lourdes- URCA. Discente Marcelo João de Alencar Silva- Curso de Ciências Biológicas URCA. Professora e coordenadora do Bioscience Nyrreyne Melo- URCA/Faculdade Padre Cícero. Foto: Divulgação

No dia 23 de outubro de 2019, alunos da Universidade Regional do Cariri unidade Campos Sales e discentes da Faculdade Padre Cícero apresentaram diversos trabalhos durante a IV SEMANA UNIVERSITÁRIA DA URCA – XXII Semana de Iniciação Científica da URCA e VII Semana de Extensão, estes participam do projeto de Extensão Bioscience – URCA e Bioconexão- Faculdade Padre Cícero.

A ideia de unir as instituições por meio de projetos surgiu através da professora e fisioterapeuta Nyrreyne Melo, o compartilhar de vivências diferenciadas possibilita aos alunos novas experiências e um desenvolvimento significativo nas atividades acadêmicas, são realidades distintas, porém a mesma vontade de expandir o saber.

As universidades fundamentam suas atividades em três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Através da extensão, pode-se influenciar a comunidade, possibilita-se uma troca de valores entre a universidade e o meio. Os projetos funcionam como uma via de duas mãos, em que a Universidade leva conhecimento à comunidade e também aprende com o saber destas. Proporcionam aos alunos uma experiência diferenciada e torna-se ainda mais relevante para os alunos, em especial na hora de projetar um currículo

No projeto escolas da região são visitadas, e os próprios alunos repassam as temáticas em sala, a interação entre estes apresenta-se sempre positiva, e o fato dos alunos possuírem quase a mesma faixa etária aproxima-os.

O programa de Iniciação Científica da Faculdade Padre Cícero. Foto: Divulgação

O Bioscience aborda diversos temas entre eles envolve: Meio ambiente; Sustentabilidade; Saúde e Educação Inclusiva nas Escolas. Os alunos integrantes são Diney José Silva dos Santos, Ana Caroline Pereira Veloso, Francisca Beatriz Oliveira de Souza, Cícera Kelly de Morais Silva, José Kleisson Alencar Lopes, Silva Maria Batista, Antônio Rizael Vitor de Oliveira, Felipe Pinheiro de Sales José, Francidalva Alves Pereira e Marcelo João de Alencar Silva coordenados pela professora Nyrreyne Melo.

Todas as experiências obtidas dentro do projeto são transformadas em artigos e livros, entre os alunos que obtiveram destaque durante a semana de iniciação científica da URCA, encontra-se o aluno Marcelo de Alencar o qual durante a avaliação obteve nota máxima, avaliado pela docente Maria de Lourdes professora esta do curso de letras da Unidade Descentralizada de Campos Sales.

Projeto Bioscience nas escolas de Campos Sales. Foto: Divulgação

O projeto de Iniciação Cíentifica promove nos jovens uma viagem ao conhecimento onde se faz necessário a curiosidade para buscar sempre novas informações, os alunos: Solano, Beatriz, Samara, Livia e Adhila tiveram também seus trabalhos aprovados na Semana de IC da Urca, trabalhos estes oriundos da sua produção no PROIC, é imprescindível instigar o perfil crítico e ações diferenciadas para melhorar o desempenho acadêmico e qualidade de vida das pessoas.

No projeto Bioconexão as atividades são direcionadas aos cursos que a Faculdade disponibiliza entre eles Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Ciências Contábeis, Administração, Logística e Fisioterapia, entre os professores envolvidos encontram-se a engenheira civil Lívia de Sá, fisioterapeuta Nyrreyne Melo e o coordenador do Nasp Eliabe.

Na foto abaixo a coordenadora Livía de Sá em visita a obra da ponte do Riacho Timbaúbas com os alunos da Faculdade Padre Cícero do curso de Engenharia Civil e Engenharia de Produção, futuros engenheiros da nossa região do Cariri.

A republicação é gratuita desde que citada a fonte.

Leia também



Mult Service_Novembro_2019
Dr. João Henrique
PROERD (2)
CRISTO

Enquete

VOCÊ ACHA QUE BOLSONARO ACERTOU AO BRIGAR COM SEU PARTIDO, O PSL?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados