TRÂNSITO Prefeitura de Juazeiro do Norte inicia reordenamento do trânsito para o período da Romaria

Com o objetivo de organizar o fluxo de trânsito no entorno da Basílica de Nossa Senhora das Dores, a Prefeitura de Juazeiro do Norte esteve realocando nesta quinta-feira, dia 19, os transportes alternativos que ocupam os espaços de estacionamento do terminal de passageiros. São os veículos que fazem linha para a cidade de Caririaçu e a linha 102, do transporte complementar, com destino à Vila Palmeirinha.

A partir de hoje, 19, as topiques da Cooperativa de Transportes Alternativos (COOTAC) utilizarão o espaço ao lado do Centro de Apoio aos Romeiros, logo após a Basílica. No local, está sendo oferecida uma infraestrutura com banheiros e área exclusiva de estacionamento para os condutores desses veículos.

Essa mudança é uma ação coordenada entre as Secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos, e Turismo e Romaria e o DEMUTRAN. A ideia é proporcionar um fluxo de trânsito mais organizado que favoreça o embarque e desembarque de romeiros e turistas, oferecendo um espaço com mais organização e conforto para motoristas e passageiros. No quarteirão que compreende as ruas Dr. Floro e rua da Matriz, bem como a área ao lado do SESC, que antes eram ocupados pelas topiques, estão destinadas agora para o embarque e desembarque de romeiros que chegam a Juazeiro do Norte.

Mudanças visam organização do espaço

O Secretário de Turismo e Romarias, Junior Feitosa disse que a organização do trânsito para o período de Romarias é umas das ações que vem sendo solicitadas pela sociedade e pela igreja e que vem recebendo uma atenção especial da Gestão Municipal. “Essa é uma mudança de suma importância, haja vista o grande fluxo de romeiros e turistas que visitam nossa cidade nesse período, para que o trânsito flua melhor e para que a população de Juazeiro de Norte possa ter um melhor acesso ao Centro da cidade durante a Romaria”, afirma Junior Feitosa.

Para Daniel Gonçalves, fiscal da COOTAC, essa mudança traz uma nova perspectiva de organização para os trabalhadores do Transporte Alternativo. “Nesses primeiros dias é que vamos sentir os resultados dessa nova organização. Esperamos contar com o apoio do Município para que possamos melhorar os serviços que oferecemos”, comenta Daniel que informa também que, ao todo, 23 topiques fazem as linhas 102 com destino à Vila Palmeirinha e à cidade de Caririaçu, transportando diariamente, cerca de 350 passageiros.

Vigilância Sanitária fiscaliza estabelecimentos de hospedagem para romeiros

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, está desenvolvendo trabalhos de fiscalização durante o período que antecede à Romaria de Candeias, em Juazeiro do Norte, que acontece de 29 de janeiro a 02 de fevereiro. A equipe de fiscais está visitando os hotéis, pousadas e ranchos que abrigam os romeiros, para garantir a qualidade e higiene nos estabelecimentos.

A fiscalização faz parte do Plano de Ação elaborado especificamente para o período de romaria. Num segundo momento, quando os romeiros estiverem na cidade, a equipe da Vigilância estará no Centro da cidade e no Horto, fiscalizando então a parte alimentícia, o funcionamento e manipulação dos alimentos nas barracas e quiosques.

A outra parte do Plano de Ação, que também será trabalhada durante a romaria, é a educativa. Os fiscais irão até as barracas, instruindo como os comerciantes podem comercializar e manipular os alimentos corretamente e de forma saudável. Para os consumidores, será distribuído material informativo, e orientações de como proceder ao encontrar situações suspeitas.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Assilon Freitas, “o romeiro deve observar bem o local onde está hospedado, as condições de higiene, a manipulação dos alimentos que está consumindo lá e na rua. Caso haja suspeita de alimentos estragados, deve-se procurar a Vigilância Sanitária e denunciar o local, para que a equipe vá até lá verificar, e retirar os produtos de circulação”, alerta.

ASCOM da prefeitura de Juazeiro do Norte