João Vieira/Agência Caririceara.com
Colaboração do radialista Paulo Dimas
Foto: João Vieira
O Hemoce lançou nesta quarta feira (14), a campanha Nacional de Cadastro de Medula Óssea.
A mobilização segue até a próxima quarta feira dia (21), tanto no HEMOCE em Crato como no HEMONUCLEO em Juazeiro do Norte.
Para se cadastrar basta procurar uma unidade do Hemoce, ter entre 18 e 55 anos, não ter histórico de câncer, apresentar documento de identidade, fornecer dois nomes de telefones para contato, preencher um formulário com dados pessoais e coletar uma amostra de sangue (5ml) para testes.
Estes testes determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre doador e paciente.
Em média, 25% das pessoas encontram um doador compatível entre irmãos e familiares.
Quando isso não acontece começa a busca por um doador não aparentado entre os doadores voluntários inscritos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea – REDOME.
Neste caso, as chances são de 1 doador para cada 100 mil pessoas.
O cadastro é único, você precisa mantê-lo atualizado.
Quando houver alguma alteração de endereço, email ou telefone basta enviar um email para nucleo.medula@hemoce.ce.gov.br ou procurar o Hemoce para atualizar os dados, isso é muito importante para garantir a convocação em caso de compatibilidade com um paciente.
Sobre o lançamento da Campanha Nacional de Cadastro de Medula Óssea, lançada nesta quarta feira e deve prosseguir a até o dia (21), a Reportagem conversou, com a Diretora do Hemoce Dra. Fabíola Alencar……………………….
Diretora do Hemoce Dra. Fabíola Alencar / Foto: Jota Lopes/Agência Caririceara.com
Dra. Fabíola Alencar destaca sobre a realização do cadastro……………………..
A Diretora do Hemoce Dra. Fabíola Alencar, destaca o que é medula óssea e quem necessita da doação……………………….