Conselho Regional de Contabilidade alerta para o risco de contratar leigos para o preenchimento da declaração do imposto de renda

O Cariri é uma das regiões onde o problema ainda persiste, mesmo com o número cada vez maior de profissionais de nível superior disponíveis no mercado. Hoje , 17, mais 17 profissionais de Juazeiro do Norte receberão o registro das mãos do vice-presidente de Registro do CRCCE, Flávio Gusmão. A solenidade será 17 h na sede da Sefaz

O Conselho Regional de Contabilidade alerta o contribuinte pessoa física para o risco que representa contratar pessoas não habilitadas para preencher a declaração do imposto de renda. E sugere a contratação de um profissional da contabilidade para fazer o serviço, especialmente quando o contribuinte tem um volume maior de informações, como única forma de ficar fora da malha fina da Receita Federal e de evitar prejuízos com multas e correções do imposto devido.

Leão mais esperto

“O volume de informações sobre as receitas do contribuinte e a facilidade com que a Receita cruza estas informações com as das fontes pagadoras são cada vez maiores”, afirma a presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha. Fazer a declaração no modelo simplificado ou não, fazer uma declaração conjunta ou não, incluir os filhos como dependente ou deixar para a esposa são dúvidas recorrentes, cujas respostas podem modificar de um ano para o outro.

Novidades de 2016

Entre as novidades deste ano, está a obrigatoriedade de informar o CNPJ da empresa que recebeu o pagamento de saúde dedutível do imposto de renda. A informação será cruzada com as de quem recebeu o valor dedutível. Outra exigência é de informar o CPF dos filhos com 14 anos ou mais no ano passado – antes eram 16 anos ou mais. “Qualquer omissão ou qualquer erro de informação é detectado na hora”, alerta a presidente.

Zap Leão

Além de desaconselhar a contratação de leigos, este ano, o CRCCE disponibilizou um serviço de tira-dúvidas sobre o preenchimento da declaração via WhatsApp. O atendimento do Zap Leão é gratuito. O interessado envia a pergunta pelo número (85) 99763.6209 e recebe a resposta em arquivo de texto ou áudio, em 24 horas. Três profissionais credenciados pelo CRCCE se revezam no serviço, que já tem consultas até de outros estados.

Foto: Divulgação

Diário Cariri

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Qual sua avaliação das ações do governo do presidente Jair Bolsonaro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados