Será realizada neste dia 1º de maio, com perspectiva de participação de cerca de 8 mil pessoas, a 26ª Caminhada da Fraternidade, que acontece, tradicionalmente, num percurso entre Crato e Juazeiro do Norte. Este ano, o evento tem como tema ‘Casa Comum, nossa Responsabilidade’ e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”.
Com início às 4 horas, os participantes começam a se reunir na igreja São Francisco, no bairro Pinto Madeira, em Crato, seguindo até o Santuário dos Franciscanos, percorrendo a Avenida Padre Cícero. No percurso, há vários pontos de concentração de pessoas para seguir na caminhada, a exemplo da área do contorno da Petrobras, no bairro Muriti, em Crato.
A chegada acontece após às 6h30, no Santuário dos Franciscanos, no bairro do mesmo nome, em Juazeiro do Norte, onde acontece a bênção do trabalhador e um café comunitário festivo.
O evento se configura como uma das maiores manifestações realizadas pelo dia do Trabalhador, no Estado. As pessoas chegam a percorrer cerca de 10km de caminhada, e durante o percurso seguem cantando, levando faixas e cartazes. O evento foi iniciado em 1990, pelo Padre Raimundo Elias Filho, que na época estava e frente da Paróquia São Francisco, em Crato.
Foto: Reprodução/Arquivo/TV Verdes Mares
Diário Cariri