75 mil habitantes sofrem com a falta d’água no Cariri Oeste.

Seca no Cariri oeste - Foto_Amaury Alencar_Agência Caririceara.com

Uma média de 75 mil habitantes que residem nos municípios de Campos Sales, Salitre e Araripe. ambos, localizados geograficamente na região do cariri Oeste, estão sofrendo com a falta d água para o consumo humano e animal, além do desabastecimento nas sedes destes municípios, que já vivem um problema secular sem solução.

O agricultor Francisco Adauto da Silva, residente no sítio Boa Sorte distante 9 kms da sede de Salitre, afirmou que esse período de estiagem está comprometendo toda a lavoura agrícola, porque não há mais se quer água para beber, os animais estão passando fome e sede estou vendo a hora acontecer uma grande demanda de animais mortos, a cada dia que passa a situação está pior adverte ele, enfatizando que para os animais não morrer estamos dando a eles raspas de mandioca mas estamos tendo que comprar o saco a uma média de 15,00 para não vermos o nosso rebanho ouvino caprino e bovino, morrer. eu, só não sei até quando mesmo porque vou ter que parar de comprar porque nos já estamos sem termos a condição de comprar, estou com as mãos na cabeça sem saber o que fazer.

Se, os nossos representantes políticos, não conseguirem perfurar poços profundos, vamos todos morrer de sede porque os pequenos açudes e reservatórios aqui estão todos secos já se instalou mesmo um colapso, afirma ele desiludido.

O coordenador da defesa civil do município de Salitre, Manoel Ribeiro Filho, retrata ser preocupando a situação da seca porque no município, nos não temos açudes barreiros com água em abundancia, para que possar satisfazer a necessidade do nosso povo, é uma realidade preocupante, mesmo porque o município hoje tem 17 carros pipas para atender a demanda populacional.

O, mais grave é que devido a falta d água para o abastecimento humano e animal, estamos enfrentando um problema sério que é o fechamento de 150 casas de farinha de mandioca, e isso gera uma média de 2 mil desemprego, a maior parte da renda aqui vem da produção da farinha de mandioca, com isso as pessoas estão deixando Salitre, e migrando para os centros maiores em busca de mercado de trabalho, onde vão para São Paulo, trabalhar no corte da cana de açucar, plantio de Café em Minas Gerais.

Manoel, ressalta ainda que a água que está abastecendo a população em Salitre, vem do estado do Pernambuco, do IPA que fica a uma distância de 70 kms, e tem locais que em que a operação carro pipa chegar a levar água para consumo humano, com até 100 kms de distância como é o caso da comunidade da Veneza, que é um dos sítios onde a situação é mais afetada, e isso traz um gasto para o município muito grande que chega a desembolsar mensalmente uma média de 300 mil reais, além do desbastecimento na sede do município, como é o caso dos Bairros Alegria e o bairro Alto Alegre onde essas pessoas que la residem não tem água para consumir, atendemos em torno de 600 familias com a operação carro pipa, caso contrário estariam morrendo de sede. Mesmo, porque a maioria das pessoas que ali residem não tem condições de comprar água.

Esses, 300 mil reais para as despesas com a operação carro pipa vem do governo federal, que supervisiona toda essa operação e mantem um guia que fica responsável por atender junto conosco os pleitos e demandas, afirma ele.

Uma, casa de farinha como essa quando está funcionando normalmente gera em torno de cem empregos diretos, isso uma casa de farinha maior, uma menor absorve uma demanda de 50 empregos, mas com essa seca que estamos vivenciando aqui há um verdadeiro bolsão da industria do desemprego. mesmo, porque temos uma média de vinte a trinta casas de farinha fechando em Salitre.

ele lução seria a ativação do poço no município de Araripe, que foi perfurado pela petrobras para atender os municípios de Salitre, Campos Sales e Araripe, tem uma vasão de 750 metros por segundo, tem muita água em abundancia e o maior problema está sendo a montagem de uma bomba ser instalada pelo governo do Estado, com maior potencia, mesmo porque esses três municípios vivem esse problema secular sem solução, o poço tem 740 metros de profundidade e água é de boa qualidade, e dar perfeitamente para atender toda essa demanda populacional.

O prefeito Municipal de Salitre, Rondilsom Ribeiro de Alencar, afirmou que há mais de cinco anos a população vive esse drama e 98 por cento da comunidade só em Salitre, vive esseclamor não tem água para consumir, a produção da farinha de mandioca foi afeta e está toda parada, afetando inclusive o comercio da cidade que teve uma queda muito grande porque com o consequente desemprego devido ao fechamento das casas de farinha, pela falta d água o dividendo deixa de circular no comercio local. e, se não melhorar há comerciantes que já pensam em fechar os seus estabelecimentos comerciais.

A, nossa salvação seria interligar a água do poço profundo que fica na serra do desapregado em Araripe, perfurado pela petrobras que tem uma capacidade de 120 mil litros por hora, e daria para atender a uma média de 75 mil habitantes dos municípios Campos Sales, Salitre e Araripe. que, já estão enfrentando colapso nos seus sistemas de abastecimento d água. e, para funcionar só depende do governo do Estado, instalar uma bomba potente que possa possibilitar levar essa água para toda essa população. eu, não sei mas o que fazer estamos pedindo socorro. concluiu o prefeito.( Com informações do Jornalista Amaury Alencar)

Leia também



PATOM
WhatsApp Image 2022-06-20 at 16.09.29

Enquete