Últimas Notícias
latest

Cariri

Cariri/block-3

Ceará

Ceará/block-1

Segurança

Segurança/block-3

Esportes

Esportes/block-6

Brasil

Brasil/block-3

Economia

Economia/block-2

Saúde

Saúde/block-3

Entretenimento

Entretenimento/block-4

Geral

Geral/block-1

Outras Notícias

Comunicado da Comissão sobre Vistorias do Leilão Público em Barbalha



A Comissão de Acompanhamento, Vistoria e Avaliação do Leilão Público de bens considerados inservíveis da Prefeitura Municipal de Barbalha informa aos interessados que, devido à continuidade da greve dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN/CE, as vistorias necessárias não puderam ser realizadas pelo órgão de trânsito.

Destacamos que os lotes de veículos do Leilão nº 001/2024 apenas poderão ser retirados das dependências dos depósitos municipais pelos arrematantes após a realização das devidas vistorias. No entanto, o prazo para essa realização encontra-se momentaneamente indeterminado em virtude do movimento paredista no Detran/CE.

O Leilão está programado para ocorrer no dia 25 de abril, às 14 horas, no Auditório do Centro Administrativo José de Sá Barreto, em Barbalha. Para aqueles que desejam participar de forma online, a plataforma disponibilizada é: https://www.sydneyleiloes.com.br/leilao/detalhe_leilao/94#conteudo.

A Comissão reitera seu compromisso em manter a transparência e a eficiência no processo de leilão, e lamenta os inconvenientes causados pela situação atual. Estamos acompanhando de perto os desdobramentos e manteremos todos informados sobre quaisquer atualizações.

*ASCOM

Estudantes participam do projeto Juazeiro Leitor



A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte, através do Programa Educa Juazeiro, realizou nesta terça-feira, 23, a 6ª edição do Projeto Juazeiro Leitor.

A ação itinerante ofereceu diversas atividades lúdicas para incentivar a leitura entre a comunidade escolar. Familiares dos estudantes também estiveram presentes.

O evento ocorreu no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), localizado no bairro Aeroporto, e contou com a participação de alunos das escolas municipais Doralice Figueiredo, Irmã Ana Terezinha, São Geraldo e Maria Francisca Pereira.

Com o tema "Cultura indígena: conhecer e valorizar os saberes dos povos cariris", a programação especial incluiu apresentações de estudantes da Rede Municipal, contação de histórias, apresentações de dança, roda de conversa sobre a temática indígena, oficinas de jogos, recitais de poemas e brincadeiras educativas.

O Juazeiro Leitor busca proporcionar experiências que ampliem o conhecimento, desenvolvendo atividades que beneficiem o processo de ensino-aprendizagem.

Também foi realizada uma exposição dos trabalhos dos alunos sobre o grafismo e pintura indígenas em telhas.

A ação representa o ápice de diversos projetos diários que promovem a leitura e a escrita nas escolas.

A estudante Maria Vitória Pereira ressaltou a alegria de participar do evento: "Eu gosto muito de ler e escrever. Hoje, apresentamos nossas pinturas em telha, feitas com a orientação da professora para aprender sobre a cultura indígena. Foi muito legal poder mostrar minhas leituras na praça", destacou a estudante.

*ASCOM

Pioneiro no Brasil, Ceará facilita abertura de empresas por meio de aplicativo de mensagem

Foto: Helene Santos - Casa Civil CE.


A formalização de negócios agora pode ser feita pelo WhatsApp de forma gratuita, simples e acessível

O Ceará é o primeiro estado do Brasil a disponibilizar a abertura de empresas por meio do WhatsApp, um aplicativo de mensagem. O serviço, chamado de “Empresa Mais Simples: Abre no Zap”, foi lançado pelo Governo do Estado na manhã desta terça-feira (23). O lançamento ocorreu durante reunião do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas do Ceará, no Palácio da Abolição, com a presença do governador Elmano de Freitas, além de outras autoridades.

O governador Elmano de Freitas destacou que a iniciativa representa desburocratização para entregar facilidade e eficiência aos empreendedores cearenses. “É um avanço tecnológico importante para o nosso povo, para o nosso estado. Vamos facilitar a vida daqueles que empreendem. No caso do Ceará, quase um milhão de empresas são de pequenos negócios. Dessas, a ampla maioria forma a grande parte dos empregos no estado. Isso também favorece oportunidades de emprego para o nosso povo”, afirmou.
 

A inovação é uma ampliação do Programa Empresa Mais Simples, conduzido por meio da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). Segundo a presidente da instituição, Carolina Monteiro, desde 2016 a Jucec inova continuamente para tornar os processos mais acessíveis e ágeis.

“Antes, tínhamos uma realidade que pra abrir uma empresa no Ceará era uma saga que demorava de 145 a 200 dias. Hoje, com o Empresa Mais Simples, esse processo é automático. Acreditamos que inovação promove a eficiência, por isso a utilização da ferramenta de WhatsApp vem para unir todo esse esforço que foi feito lá atrás. O WhatsApp é usado por todo mundo, sendo o Brasil o terceiro país em utilização dessa ferramenta”, detalhou a presidente.

Ainda segundo ela, a formalização é fundamental para que o empreendedor consiga ter acesso a linhas de crédito, apoio e oportunidades que fortaleçam o negócio. “Queremos incluir as pessoas a se formalizarem desde o pequeno, desde o artesão, seja qual for a atividade econômica. Queremos convidar a fazer parte desse grande projeto de desenvolvimento econômico inclusivo, sustentável”, ressaltou Carolina Monteiro.

Como funciona

O serviço pode ser acessado por meio do contato (85) 3108-2920 no WhatsApp. É importante destacar que o cidadão também deve possuir conta Gov.br, como já acontece no Portal de Serviços, para assinar o contrato social.

O fluxo de abertura de empresas possui linguagem simples e ocorre por meio de uma conversa entre o cidadão e um bot, que fará perguntas para guiar o empreendedor até a conclusão do registro da empresa.

Para empresas de baixo risco, será possível ter acesso à formalização completa da empresa, conseguindo o contrato social, inscrições tributárias e a dispensa de licenciamento, caso o município escolhido para empreender já esteja integrado ao Programa Empresa Mais Simples.

A ferramenta vai possibilitar, ainda, o registro na Jucec para empresas do tipo Sociedade LTDA e Empresário, incluindo todos os tipos de atividade e porte, sendo necessário a utilização do contrato padrão fornecido pelo sistema.

Empresa Mais Simples

Conduzido pela Jucec desde 2018, o programa Empresa Mais Simples viabiliza a formalização de empresas de baixo risco, de forma simplificada, 100% digital, pelo Portal de Serviços da Jucec, sem custos ao cidadão e em até três minutos. Clique aqui para acessar a plataforma.

Municípios cearenses que já aderiram ao programa: Sobral, Aquiraz, Eusébio, Baturité, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Itapipoca, Amontada, Acaraú, Mombaça, Quixeramobim, Ipu e Maracanaú. Para os demais municípios, ainda será possível concluir o registro da empresa na Jucec de forma automática.
 

*Conteúdo da Ascom/Casa Civil do Ceará

CicloSesc 2024: Unidades divulgam locais de concentração e percursos do evento

Foto: Divulgação/Sesc

Onze cidades do Ceará já se preparam para receber mais uma edição do CicloSesc, a 27ª da história deste que é o maior passeio ciclístico do Estado. São elas:  Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, Sobral, São Gonçalo do Amarante, Tabuleiro do Norte, Aracati, Crateús, Ibiapina e Quixeramobim. Para todas elas, as inscrições permanecem abertas até 26 de abril, de maneira presencial, nas respectivas unidades, que já divulgaram seus percursos (confira detalhes no fim do texto).

Para garantir uma vaga nessa festa esportiva, é necessária a doação de 2kg de alimentos ou R$ 10,00 (via pix), que serão destinados ao Mesa Brasil Sesc, o maior banco de alimentos do País. Participantes menores de 18 anos devem ser inscritos por seus responsáveis.

Contando com estrutura dispondo de ambulância, caminhão de apoio, agentes de trânsito, batedores e um trio elétrico por todo o trajeto, os ciclistas precisam ficar atentos aos horários da concentração e largada em cada município, não esquecendo de levar suas próprias bicicletas no dia do passeio. O evento vai oferecer ainda diversas atividades, além de sorteios de brindes e bicicletas. Todos os inscritos receberão camisa e kit lanche. 

O CicloSesc 2024 acontece em todos os 184 municípios do Estado. Em breve, serão divulgados os detalhes das outras 173 cidades, com seus eventos previstos para o próximo dia 1º de junho. 


CONFIRA DETALHES:


Fortaleza

A concentração tem início no Sesc Fortaleza, Avenida Duque de Caxias, 1701, a partir das 6h. Às 7h, é dada a largada para o percurso de aproximadamente 17,5 quilômetros, sendo percorridas grandes avenidas de Fortaleza, como a Dom Manoel, a Leste-Oeste, a Beira Mar, a Abolição e a Av. Duque de Caxias, no retorno à Unidade.

Mais informações:
Unidade Fortaleza do Sesc (Rua Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro)
Telefone: (85) 3464-9321

Aracati

A concentração acontece a partir das 6h, na Praça Dom Luiz (Praça da Coluna). Com saída às 7h, o percurso de 8,8 Km se dará pelas ruas Santos Dumont, José de Alencar, Coronel Alexanzito, Coronel Alexandrino, Cacimba do Povo, Coronel Pompeu, José de Alencar, Duque de Caxias e Travessa dos Prazeres. O retorno começa pela Rua Alexandre Lima, pegando a Cap. Miguel Pereira Martins, passando pela Travessa Alci Barbosa e ruas Hilton Gondim Bandeira, Duque de Caxias, Adolfo Caminha, Agapito dos Santos, e Travessa Meneses Pimentel e Rua Coronel Pompeu. Na sequência, a rota segue pelas vias Dragão do Mar, Armando Praça, Salgado Filho, Abelardo Gurgel, Travessa Filismino Filho e ruas Visconde Jaguaribe, Coronel Alexandrino e Joaquim Ponciano, retornando à Praça Dom Luiz.

Mais informações:
Centro Educacional Sesc Ler Aracati (BR 304, km 44, S/N)
Informações: (88) 99648-2887/(88) 3421-1474 /(88) 99932-0334

Crateús
Com concentração a partir das 6h30, na unidade do Sesc Ler, na Rua Joao Soares, o CicloSesc em Crateús inicia às 7h30. O passeio de 2km irá percorrer as ruas Barão do Rio Branco e João Tomé, avenidas Firmino Rosa, Francisco Sá, e Sargento Hermínio, na sequência pela Rua Moura Fé, avenidas Dom Pedro II e Moreira da Rocha, retornando pelas Rua Coronel Zezé e Avenida Francisco Sá. O encerramento será na Praça Gentil Cardoso (Praça dos Pirulitos).

Mais informações:
Centro Educacional Sesc Ler Crateús (Rua Padre Cícero, 290, Bairro Altamira)
Telefone: (88) 3691-8000

Crato
A concentração será em frente à Areninha da Encosta do Seminário, a partir das 6h, com largada às 7h. Serão aproximadamente 5 km, dos quais farão parte a rua Manoel Almino de Lima, a Travessa Bonfim, as ruas Monsenhor Albino, São João, Padre Lemos e Lavras da Mangabeira, até chegar à Avenida Antônio de Alencar de Araripe, passando pelas ruas José Pinheiro Teles e Walmair Gonçalves de Oliveira e pela Avenida João Alves Rocha, com volta ao mesmo local da largada.

Mais informações:
Unidade Crato do Sesc (Rua André Cartaxo, 443)
Telefone: (88) 3586-9152/3586-9188/3586-9182

Ibiapina
A concentração será a partir das 7h, na Quadra Poliesportiva Sesc Ler Ibiapina, e a largada às 8h. Os 2km de percurso serão cumpridos pelas avenidas Deputado Álvaro Soares e Deputado Fernando Melo; ruas Pergentino Rabelo e Weverton Rodrigues Sousa; Avenida Manoel Rosendo César; Rua Dr. Francisco Avelino, avenidas Deputado Fernando Melo e Deputado Álvaro Soares, finalizando na Praça São Pedro - Igreja Matriz.

Mais informações:
Centro Educacional Sesc Ler Ibiapina (Rua Álvaro Soares, S/N)
Telefone: (88) 3663-1990/3653-1990

Iguatu

O passeio vai iniciar na unidade do Sesc Iguatu, na rua 13 de maio. A concentração será a partir das 6h, e a largada, às 7h. Com cerca de 5km, o CicloSesc na cidade vai percorrer as ruas Márcio Nogueira e Adeodato Matos, seguindo pela ruas Doutor João Pessoa, Guilherme Oliveira, com retorno na Travessa do Posto de Gasolina SP, passando novamente pela Rua Guilherme Oliveira, depois ruas Boa Vista, Engenheiro Wilton Correia e Travessa do Sebrae, finalizando no Sesc Iguatu.

Mais informações:
Unidade Iguatu do Sesc (Rua Treze de Maio, 1130)
Telefone: (88) 3581-1130/1604

Juazeiro do Norte
O local de concentração será no Largo da Matriz (Praça do Romeiro), a partir das 6h, com largada às 7h. Os ciclistas vão subir a avenida Joaquim Romão Batista, CE-060, fazendo o retorno para a avenida Padre Cícero e em seguida Dr. Floro Bartolomeu, acessando a Rua São Jorge até a 24 de Março para pegar a Vicente Patu rumo à Estação Juazeiro. Em seguida, o grupo ruma para a Avenida Prefeito Carlos Cruz, descendo pelas ruas Pio X, Santa Cecília e São Vicente de Paula, Avenida Leandro Bezerra e, finalmente, ruas São Francisco e São Pedro, onde finaliza o passeio retornando para o Largo da Matriz. O percurso total será de aproximadamente 6 quilômetros.

Mais informações:
Unidade Juazeiro do Norte do Sesc (Rua da Matriz, 227)
Telefone: (88) 3512-3355

Quixeramobim
A concentração inicia a partir das 6h30, na Praça da Estação, com largada às 07h30. Tendo um percurso de 6km, o passeio será realizado pelas ruas Antônio Conselheiro, 13 de Junho e Cícero Alencar Araripe; avenidas Damião Carneiro e Dr. Joaquim Fernandes; ruas Monsenhor Salviano Pinto, Teixeira de Freitas, e Dom Hélio Campos até fazaer o retorno na Via Paisagística, passando em seguida pela Rua da Cruz, Rua Cônego Aureliano Mota e Rua Abílio e Silva, retornando à Praça da Estação.

Mais informações:
Centro Educacional Sesc Ler Quixeramobim (Rua 14 de maio, S/N)
Informações: (88) 3441-1402

São Gonçalo do Amarante
A concentração terá início a partir das 6h, na quadra poliesportiva da unidade Sesc Ler de São Gonçalo, na Rua Filomena Martins. A largada terá início às 8h. Serão 2,8 km percorridos, pegando a Avenida Coronel Neco Martins, seguindo pelas ruas Rua Eretildes Martins, Francisco Guilherme, Santos Dumont, Doca Paraíba (rua da Lagoa) e Tália Liberdade até fazer o retorno pela Rua Professora Magna Magalhães. Os ciclistas seguirão novamente pela Avenida Coronel Neco Martins, passando pela Rua Ivete Alcântara e finalizando na rua Filomena Martins, em frente ao Sesc Ler São Gonçalo.

Mais informações:
Centro Educacional Sesc Ler São Gonçalo do Amarante (Rua Filomena Martins, S/N)
Informações: (88) 3315-4462 

Sobral

A concentração será em frente ao Sesc Centro, na Boulevard João Barbosa, às 6h, com largada às 7h. Serão cerca de 9 km percorridos a partir da Rua Viriato de Medeiros, passando pela Rua Des. Moreira da Rocha, seguindo pela Avenida Ildelfonso de Holanda Cavalcante. Os ciclistas seguirão pela Ponte Othon de Alencar, cruzando o bairro Dom Expedito, para acessar a Avenida Sen. Fernandes Távora, em ponto de fazer o retorno para pegar o Canteiro da Estação do VLT, voltando pela Av. Dr. Guarany (Arco do Triunfo), Rua Cel. Mont'Alverne e Boulevard João Barbosa (Praça São Francisco). 

Mais informações:
Unidade Sobral do Sesc (Rua Boulevard João Barbosa, 902)
Telefone: (88) 3611.0954 / 3613.1709

Tabuleiro do Norte
Os ciclistas se encontrarão em frente à sede da unidade Sesc do município a partir das 6h, precedendo a largada, às 7h. O passeio seguirá pelas ruas Jerônimo Batista, Emília Chaves, Padre Acelino, Ziltamir Chaves, Joaquim Izídio Gadelha, Davi Noronha, Antônio Alves Maia e Antônio Pio Gadelha e Cel. Pio Gadelha, acessando a Lino Fernandes Pessoa até retornar à Unidade, após percurso de 6km.

Mais informações:
Unidade Tabuleiro do Norte do Sesc (Rua Pedro Pessoa, 4401 – 8 de Setembro)
Contato: Presencialmente, na unidade

Homem é assassinado e mulher baleada em Caririaçu: Suspeito preso pela Polícia Militar

FOTO: REPRODUÇÃO


Agência Caririceara.com
Redação


No início da noite desta terça-feira (23), um homem foi morto a tiros e uma mulher baleada e socorrida ao hospital em Caririaçu. Carlos Raiton Monte de Lima, de 26 anos, servente e residente no Bairro Alto Alegre I, em Maracanaú, morreu após ser atingido por disparos de arma de fogo. Juntamente com ele estava Júlia Glicéria Pereira de Oliveira, uma estudante de 21 anos, residente no Bairro Palestina, em Caririaçu, que ficou gravemente ferida, atingida por disparos no braço e no tórax, sendo socorrida ao Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte.

O ataque ocorreu por volta das 18 horas, nas proximidades do açude do Sítio São Domingos. Segundo relatos iniciais, o casal estava desfrutando de um momento de lazer, tomando banho no açude, quando decidiram retornar à cidade a pé. De acordo com a polícia, testemunhas afirmaram que três indivíduos emergiram do matagal e abriram fogo contra Carlos Raiton e Glicéria Pereira.

Yuri Alves Oliveira (28) é suspeito de matar Carlos Raiton Monte de Lima (26) e deixar ferida Júlia Glicéria Pereira de Oliveira (21) em Caririaçu, CE. Foto: Reprodução/Redes sociais.

A rápida resposta da Polícia Militar resultou na prisão de um dos suspeitos minutos após o crime. Yuri Alves Oliveira, vendedor ambulante de 28 anos e residente no Bairro Umari, em Caririaçu, foi detido e apresentado às autoridades policiais na Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro do Norte.

Fase de Semifinal da Copa do Nordeste: Fortaleza encara o Sport/PE em busca da final

Foto: Reprodução

Confronto decisivo está marcado para o próximo domingo, dia 26 de maio, às 18h, na Arena Pernambuco.


Agência Caririceara.com
Redação

Na última segunda-feira (22), a Diretoria de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a tão aguardada programação da fase de Semifinal da Copa do Nordeste. Entre os embates definidores, destaca-se o duelo entre Fortaleza e Sport/PE, que promete agitar os ânimos dos torcedores e definir quem avançará rumo à final da competição regional.

O confronto decisivo está marcado para o próximo domingo, dia 26 de maio, às 18h, na imponente Arena Pernambuco. Neste embate singular, as duas equipes entrarão em campo com a mesma ambição: conquistar a tão almejada vaga na final da Copa do Nordeste.

O Fortaleza, com sua tradição e história no futebol nordestino, chega a essa fase da competição embalado pela determinação e técnica de seus jogadores, sob a liderança do experiente treinador Juan Pablo Vojvoda. Em busca de manter acesa a chama da vitória, a equipe cearense enfrentará um adversário de peso, o Sport/PE.

Por sua vez, o Sport/PE, com sua torcida apaixonada e sua trajetória marcante na Copa do Nordeste, se prepara para um confronto árduo e emocionante. A equipe pernambucana entra em campo com a determinação de superar todos os obstáculos e garantir seu lugar na grande final do torneio.

Com todos os ingredientes para uma disputa eletrizante, o embate entre Fortaleza e Sport/PE promete momentos de grande emoção e suspense, onde cada lance poderá definir o destino das equipes na competição mais importante do futebol nordestino.

Portanto, os amantes do futebol têm um encontro marcado no próximo domingo, para testemunhar a intensidade e a paixão desse confronto histórico. Quem sairá vitorioso? A resposta virá somente após os 90 minutos de pura adrenalina e emoção na Arena Pernambuco.