Últimas Notícias
latest

Cariri

Cariri/block-3

Ceará

Ceará/block-1

Segurança

Segurança/block-3

Esportes

Esportes/block-6

Brasil

Brasil/block-3

Economia

Economia/block-2

Saúde

Saúde/block-3

Entretenimento

Entretenimento/block-4

Geral

Geral/block-1

Outras Notícias

Polícia Militar prende trio em flagrante por furto de animal em Juazeiro do Norte

FOTO: POLÍCIA MILITAR/DIVULGAÇÃO

Suspeitos foram encontrados carregando um porco durante a madrugada, diz a Polícia.

Agência Caririceara.com
Redação

Na madrugada desta quinta-feira (25), por volta das 01 hora, a Polícia Militar de Juazeiro do Norte efetuou a prisão em flagrante de três indivíduos por furto em residência, especificamente furto de animal. O incidente ocorreu na Rua Comerciante João Alves da Silva, situada no bairro São José.

Os policiais, em patrulhamento durante a madrugada, se depararam com uma cena inusitada: dois homens e uma mulher carregando um porco. Ao avistarem a viatura, os suspeitos tentaram fugir, adentrando uma construção nas proximidades. No entanto, foram interceptados e abordados pelos militares.

Os indivíduos foram identificados como Suyane Soares dos Santos, Daniel dos Santos Almeida e Kennedy Anderson Landim Silva, Segundo informações fornecidas pela Polícia Militar, os três suspeitos confessaram ter furtado o animal de um terreno próximo.

Os policiais, então, foram até o local indicado pelos suspeitos, mas não conseguiram localizar a vítima do delito. Diante da situação, o trio foi conduzido até a Delegacia de Polícia, onde foram autuados em flagrante por furto.

Homem é baleado em incidente durante tentativa de arrombamento em Crato

FOTO: ARQUIVO/ JOTA LOPES/AGÊNCIA CARIRICEARA.COM

Vítima de 47 anos, foi atingida por disparo na região do joelho esquerdo.

Agência Caririceara.com
Redação

Na madrugada desta quinta-feira (25), por volta de 01h30, a Polícia Militar foi acionada para responder a uma ocorrência na Rua Comandante Marcelo Teixeira, no Bairro Seminário, em Crato. Moradores relataram ter ouvido disparos de arma de fogo na região.

Ao chegarem ao local, os policiais encontraram Marcos  Antônio Carlos, de 47 anos, ferido acima do joelho esquerdo. Carlos informou que ouviu barulhos de arrombamento em sua residência, seguidos por disparos de arma de fogo. Ao sair do quarto para verificar a situação, foi atingido por um dos tiros.

A vítima relatou não ter conseguido identificar os atiradores, nem mesmo quantos indivíduos estavam envolvidos no incidente, tampouco quantos tiros foram disparados. Ele foi socorrido por populares e levado ao Hospital São Camilo, onde recebeu atendimento médico. Exames de Raio-X foram solicitados e, após ser medicado e receber curativos, foi constatado que não corre risco de morte.

A Polícia estão investigando o ocorrido e trabalham para identificar os responsáveis pelo crime.

Morre, aos 74 anos, em Juazeiro do Norte, o seresteiro e radialista Cid Sousa


FOTO: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

Agência Caririceara.com
Redação 

Na noite desta quarta-feira (24), o Cariri perdeu uma de suas figuras mais queridas e emblemáticas, o seresteiro e radialista Cid Sousa, aos 74 anos de idade. Após uma semana de internação no Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, Cid faleceu por volta das 23h30min de ontem, deixando um legado de alegria e cordialidade que marcou gerações.

Nascido em 2 de março de 1950, Cid Sousa era reconhecido não apenas por sua bela voz e talento musical, mas também por sua personalidade cativante e afável. Ele demonstrava sua paixão pela música, sendo um dos pioneiros da Banda de Música de Santana do Cariri, onde tocava tuba com maestria.

Antes de sua carreira na música, Cid trabalhou como contínuo na antiga Coelce em Juazeiro do Norte, demonstrando desde cedo sua versatilidade e dedicação. Ao longo dos anos, ele passou por várias emissoras de rádio AM na região do Cariri, onde conquistou o coração de seus ouvintes com sua alegria contagiante e sua forma única de se comunicar.

Cid Sousa ficou conhecido por tratar carinhosamente suas ouvintes como "danadinhas", ganhando o carinhoso apelido de "Cid Sousa, o Danadinho". Sua presença era marcante nas ruas de Juazeiro do Norte, onde era comum vê-lo caminhando com uma sacola de livros, sempre pronto para uma boa conversa e cheio de conselhos para seus amigos e admiradores.

Além de sua carreira solo, Cid formou uma dupla memorável com Hildon Lopes, encantando as noites caririenses com seu talento. No entanto, sua trajetória foi interrompida pela colangite aguda, uma patologia grave de origem biliar, que requer tratamento imediato e pode ser fatal se não for tratada adequadamente.

A partida de Cid Sousa deixa um vazio nos corações daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo e compartilhar de sua música e de sua amizade. Sua voz continuará ecoando nos cantos do Cariri, lembrando-nos sempre do legado de alegria e cordialidade deixado por esse grande artista e comunicador.


Arce detalha processo de fiscalização para CPI da Enel Ceará

Enel em Juazeiro do Norte-CE Foto: Jota Lopes/Agência Caririceara.com


A fiscalização dos serviços de eletricidade da Enel Distribuição Ceará foi tema de reunião, na última terça-feira (23), entre a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) e membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), que investiga irregularidades por parte da Distribuidora. O grupo, formado pelos deputados Fernando Santana (presidente da CPI), Guilherme Landim e Lia Gomes, foi recebido pelo presidente do Ente Regulador, João Gabriel Rocha, e pelos conselheiros Jardson Cruz e Rafael de Paula, além da conselheira Kamile Castro. O objetivo do encontro foi a busca por informações detalhadas sobre a nova fiscalização que a Agência Cearense realiza na Distribuidora, iniciada no último dia oito.

O encontro teve início com as boas-vindas do Presidente João Gabriel, que fez questão de esclarecer que a “Agência está comprometida com a melhoria dos serviços e, portanto, contribuirá ativamente para os trabalhos da CPI”. Ainda conforme o Gestor, os técnicos da coordenadoria de energia têm a expertise necessária para realizar as inspeções com o rigor que a lei exige.

Na sequência, o deputado Fernando Santana elogiou o suporte fornecido pelo Ente Regulador aos trabalhos realizados pela CPI. “Sou um grande defensor do trabalho promovido pela Arce, nos debates da Assembleia. Vemos a cooperação da Agência nas investigações e também entendemos que a atuação da Arce se limita ao contrato de metas estabelecido com a Aneel”, enfatizou o parlamentar.
Fiscalização Técnica e Comercial

Logo em seguida, o analista de regulação, Deleon Parente, apresentou a metodologia da fiscalização técnica em andamento. Nessa vistoria, seis pontos são criteriosamente avaliados. São eles: Conexão nova com necessidade de obras; Conexão de geração distribuída; Tensão em regime permanente; Continuidade; Procedimento de Faturamento; e Atendimento aos consumidores. De acordo com ofício encaminhado à Distribuidora de Energia, a Arce solicita, dentro de um prazo de 30 dias, o envio de dados técnicos e demais informações relacionadas aos temas elencados anteriormente, a título de comprovação dos procedimentos que estão sendo realizados pela Concessionária.
Entenda mais sobre os seis temas vistoriados pela Arce

Conexão nova com necessidade de obras: É a primeira ligação de energia em algum imóvel residencial ou comercial. Ou seja, se o seu imóvel nunca teve um relógio de energia instalado, você deve solicitar um medidor. Antes de solicitar a ligação nova, é importante fazer o levantamento da carga que será utilizada no seu imóvel. Em alguns casos, existe a necessidade de realização de obras para estender a rede elétrica até a unidade consumidora. Tais obras devem obedecer prazos e critérios específicos, de acordo com a legislação setorial;

Conexão de geração distribuída: O Sistema de Compensação de Energia Elétrica permite a instalação de centrais geradoras de energia elétrica para o consumo próprio. Ou seja, é a energia elétrica gerada no local de consumo, ou próximo a ele, por meio de fontes renováveis, como a solar e a eólica, por exemplo. Caso a produção seja maior que o consumo da unidade, o cliente recebe um crédito na conta de energia, que pode ser utilizado na mesma unidade consumidora ou em uma outra do mesmo titular, conforme a modalidade de compensação escolhida;

Tensão em regime permanente: Visando manter a qualidade na prestação do serviço público de distribuição de energia elétrica, a Aneel exige que as concessionárias mantenham um padrão de conformidade da tensão em regime permanente e, para tal, estabelece limites para os indicadores DRP (duração relativa da transgressão de tensão precária) e DRC (duração relativa da transgressão de tensão crítica), que expressam o percentual do tempo em que determinada unidade consumidora permanece com tensão precária e com tensão crítica;

Continuidade: A boa qualidade do serviço público de distribuição de energia depende da manutenção de um padrão de constância do fornecimento, estabelecido pela Aneel por meio de indicadores. Os mais conhecidos são os dados coletivos: DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora). Referidos indicadores são apurados pelas distribuidoras e enviados periodicamente para verificação da Aneel, que analisa a manutenção do serviço prestado, representando, respectivamente, o tempo e o número de vezes que uma unidade consumidora ficou sem energia elétrica para o período considerado (mês, trimestre ou ano);

Procedimento de Faturamento: A Agência Nacional de Energia Elétrica exige uma série de informações que devem constar na fatura de energia, inclusive em situações específicas. Outrossim, também são analisados pontos sobre a geração da fatura, composição dos valores e período de faturamento, entre outros;

Atendimento aos consumidores: A Arce inspecionará a quantidade de reclamações recebidas, que vem crescendo substancialmente, e aspectos relacionados a todos os canais de atendimento da concessionária – central telefônica, presencial, redes sociais e e-mail, entre outros. Além disso, também serão inspecionadas a qualidade de infraestrutura dos postos de atendimento da Enel.

Ainda de acordo com o analista, é importante estar atento às ações que, de fato, provocarão alterações na realização dos serviços da Enel e, consequentemente, uma melhora efetiva na prestação dos serviços, visto que a simples aplicação de multas não resulta em uma mudança concreta na qualidade do atendimento. “A Arce é atuante, dentro de suas limitações contratuais, e aplica multas à Distribuidora. Mas, após o pagamento da penalidade aplicada, o que muda?! Portanto, precisamos alterar a metodologia das inspeções, de forma que a Concessionária se obrigue a adequar-se aos padrões exigidos”, pontuou Deleon.
Próximos passos da CPI

Na tarde dessa quarta-feira (24), os membros da CPI fizeram uma oitiva, na Alece, para ouvir o diretor-presidente da Enel Distribuição Ceará, José Nunes de Almeida, e o presidente nacional da empresa, Antônio Scala.

*Com informações da Asco da ARCE










Comerciante de Juazeiro do Norte morre no HRC após acidente de trânsito

HOSPITAL REGIONAL DO CARIRI, EM JUAZEIRO DO NORTE-CE. FOTO: JOTA LOPES/AGÊNCIA CARIRICEARA.COM

Agência Caririceara.com
Redação

Na noite desta quarta-feira, por volta das 22 horas, a comunidade de Juazeiro do Norte foi surpreendida com a trágica notícia do falecimento do comerciante Carlos Roberto Landim Leite, de 75 anos. Residente na Rua Apolo XI, no bairro Santo Antonio, Carlos Leite foi vítima de um acidente de trânsito e não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito no Hospital Regional do Cariri (HRC).

Proprietário da Loja Roberto Peças, localizada na esquina das ruas Leão XIII e São Cândido, próximo à Cevema, Bairro Salesianos, em Juazeiro Norte Carlos Leite era uma figura conhecida e respeitada na região. Sua morte repentina deixa uma lacuna não apenas no cenário comercial local, mas também no coração de amigos, familiares e clientes.

O acidente ocorreu por volta das 18h30min, quando o comerciante trafegava pela Avenida Padre Cícero, no bairro Salesianos, no sentido de sua residência na rua Apolo XI, naquele bairro. Segundo informações, Carlos Leite conduzia sua motocicleta Honda Bros de cor vermelha, após sair do estabelecimento Mix Mateus. No momento, tentou realizar uma ultrapassagem a um veículo, quando foi colhido e arremessado ao solo.

O impacto causou-lhe graves ferimentos, incluindo um traumatismo craniano. Socorrido às pressas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foi encaminhado ao Hospital Regional do Cariri, onde recebeu os cuidados médicos necessários. No entanto, lamentavelmente, Carlos Leite não resistiu à gravidade de suas lesões, vindo a falecer durante o atendimento hospitalar.




Rafael Branco e Senadora Janaína Farias discutem políticas de crédito para jovens empreendedores no Ceará

 

FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM  

Encontro busca ampliar oportunidades para inserção dos jovens no mercado de trabalho e fomentar o empreendedorismo desde cedo

Agência Caririceara.com

Redação

Na tarde desta quarta-feira (24), o diretor de Suporte a Negócios da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – ADECE, empresário e suplente de deputado federal Rafael Branco foi recebido no gabinete da Senadora Janaína Farias para debater estratégias voltadas para políticas de crédito destinadas aos jovens empreendedores no estado do Ceará. O encontro teve como objetivo ampliar o leque de iniciativas que visam facilitar o acesso ao crédito e estimular o empreendedorismo entre os jovens, principalmente em um cenário onde o primeiro emprego se apresenta como um desafio para muitos.

Durante a reunião, Rafael Branco destacou a importância de incentivar uma mentalidade empreendedora desde cedo nos jovens, enfatizando a necessidade de promover a liberalidade econômica e o espírito inovador entre os futuros empreendedores. "Queremos que os jovens consigam, desde cedo, ter um olhar empreendedor e a liberalidade econômica", afirmou Rafael Branco, ressaltando a importância de criar condições favoráveis para o desenvolvimento de novos negócios e para a geração de empregos no estado.

A Senadora Janaína Farias expressou seu interesse na pauta e agradeceu a presença de Rafael Branco em seu gabinete. Destacou também a importância de políticas que incentivem o empreendedorismo juvenil e se comprometeu a estudar formas de colaborar com iniciativas que visem facilitar o acesso ao crédito para os jovens empreendedores cearenses.

O encontro entre Rafael Branco e a Senadora Janaína Farias representa um passo importante na busca por soluções que promovam o desenvolvimento econômico esocial do Ceará, proporcionando oportunidades para os jovens ingressarem no mercado de trabalho e contribuírem para o crescimento do estado através do empreendedorismo.