A magia do circo e das histórias infantis encantam a programação da Mostra Sesc de Culturas Digital

Mantendo a tradição de alcançar todas as gerações, a Mostra Sesc de Culturas 2020 apresenta uma programação especial voltada para o público infantil com espetáculos, narração de histórias e performances teatrais. Em um formato totalmente online, as transmissões acontecem através do Youtube do Sesc Ceará e são compostas por artistas 100% Made in Ceará, fortalecendo a cadeia produtiva da cultura cearense.

Bonecos de mesa e atores manipuladores guiam o público para o mundo da fantasia na performance “O intrépido Anãmiri”, do grupo Bricoleiros, no dia 05/11A apresentação tem início às 9h e cria uma atmosfera de encantamento para a criançada com a mistura de movimento, luz e som, dando vida aos bonecos. Às 10h, a companhia Maleta de Histórias abre espaço para a imaginação com as “Memórias de um Baobá”, reunindo três artistas que tocam, cantam, interpretam e contam histórias.

Já às 11h, também no dia 05, é a vez de Rosa Primo dar vida ao espetáculo “Iracema”. Nome conhecido na literatura cearense, a performance traz possibilidades para a personagem que vai além da história de José de Alencar. O trabalho envolve luz, sons e muita imaginação em uma performance contemporânea e estimulante, que é ao mesmo tempo dança, visual e poesia.

Com a arte da palavra e da atuação, a Carroça de Mamulengos conta a história de “MariAna” no dia 06/11, às 9h. Nesse cenário, Maria é a mãe, Ana a filha, duas mulheres que compartilham histórias ancestrais de avós, tios e de muitos bonecos. Na sequência, às 10h, a Companhia Tetêrêtetê interpreta “As Presepadas de Benedito”, um espetáculo de teatro de bonecos que brinca com cenas lúdicas e engraçadas próprias do Nordeste, embaladas pelos sons da zabumba e pífano. Para fechar o dia 06, a magia do circo entra em cena com a Cia Lamparim apresentando “A Incrível, a estupenda, a maravilhosa dupla dinâmica de dois”, às 11h. Os palhaços, Bombirom da Silva e Estilingue apresentam um show formado por números cômicos de palhaço e de malabarismo, onde o púbico é convidado a viajar no universo lúdico do circo.

Entre rei, rainha e um gigante adormecido, o universo dos contos de fadas ganha vida com a “História ao contrário”, interpretada por Rodrigo Tomaz e Vinicius Pinho, dia 07/11, às 9h. Depois de perceberem que o dia havia sido roubado, a família real se aventura em busca de normalizar o tempo. Depois de passear pela realeza, os palhaços do K´OS Coletivo chegam para aprontar às 10h com o espetáculo “Circo do K`OS – Os Clássicos da Palhaçaria”, quando Pinguelão, Pipiu e Tramela prometem desenrolar números tradicionais do palhaço brasileiro.

Finalizando as apresentações infantis da Mostra Sesc de Culturas, às 11h, a Carroça de Mamulengos entra novamente em cena com a performance “Babauzeiro”. Nessa apresentação, Carlos Gomide revive o mamulengo, dando vida a bonecos que foram recebidos das mãos de mestres desse folguedo. Com uma linguagem singela, capaz de falar de assuntos profundos e tocar com delicadeza e poesia o coração dos meninos olhos dos homens.

“Se amostra pro mundo, Ceará!” 

De 01 a 08 de novembro, a Mostra Sesc de Culturas Digital acontece como culminância do Tudo em Casa Fecomércio, criado ainda no início do isolamento social como forma de levar cultura e lazer para adultos e crianças. De março até setembro, foram realizadas mais de 930 ações online, reunindo um público de mais de 488 mil pessoas. Dessa forma, a Mostra traz shows, apresentações teatrais, bate papo, ações formativas, exposições, visitas aos Mestres da Cultura, histórias de grupos de tradições. Tudo 100% Made in Ceará.

Além do site e das redes sociais, a programação completa pode ser conferida no aplicativo “Mostra Sesc de Culturas”, disponível para Android e iOS.

Serviço: Mostra Sesc de Culturas – Programação infantil  

 

Ação: “O intrépido Anãmiri”, com o grupo Bricoleiros

Dia: 05/11

Horário: 9h

Ação: “Memórias de um Baobá”, com o grupo Maleta de Histórias

Dia: 05/11

Horário: 10h

Ação: “Iracema”, com Rosa Primo

Dia: 05/11

Horário: 11h

Ação: “MariAna”, com o grupo Carroça de Mamulengos

Dia: 06/11

Horário: 9h

Ação: “As Presepadas de Benedito”, da Companhia Tetêrêtetê

Dia: 06/11

Horário: 10h

Ação: “A Incrível, a estupenda, a maravilhosa dupla dinâmica de dois”, com a Cia Lamparim

Dia: 06/11

Horário: 11h

Ação: “História ao contrário”, com Rodrigo Tomaz e Vinicius Pinho

Dia: 07/11

Horário: 9h

Ação: “Circo do K`OS – Os Clássicos da Palhaçaria”, com o K´OS Coletivo

Dia: 07/11

Horário: 10h

Ação: “Babauzeiro”, com o grupo Carroça de Mamulengos

Dia: 07/11

Horário: 11h

 

Em parceria com o Senac Ceará, o público vai poder participar de ações formativas gratuitas e 100% digital 

Gastronomia, cultura e afeto! Não é de hoje que essas três ideias estão intimamente relacionadas, ganhando ainda mais espaço na mesa e na cozinha dos cearenses. Comida, mais do que nunca, não alimenta só o corpo, mas também a alma, além de traduzir perfeitamente a história e as origens do nosso povo. E é com essa ideia em mente – e no coração – que a Mostra Sesc de Culturas deste ano vai realizar, no dia 04 de novembro, às 10h uma Oficina de Gastronomia Regional, totalmente online, em parceria com o Senac Ceará. 

 

Na ocasião, os chefes Felipe Lustosa e Fernanda Mendes ensinarão o público a fazer receitas 100% “made in Ceará”, assim como a Mostra desse ano. Os amantes de pratos cheios de sabor e “sustança” aprenderão, por exemplo, a preparar um legítimo baião de dois de Matuto acompanhado de filé de sol na manteiga de garrafa e farofa com óleo de pequi. E de sobremesa, os participantes da oficina, que será transmitida pelo Youtube do Sesc Ceará, farão um deliciosa cumbuca enxerida de rapadura com creme aromático. 

 

Além da gastronomia, a moda será um dos destaques da parceria do Senac com a Mostra Sesc de Culturas 2020. Como forma de aliar criatividade e sustentabilidade, a instrutora Ariane Moraes vai ministrar no dia 03 de novembro, também às 10h, um Workshop de Acertos e Ajustes. A ideia é que os interessados possam potencializar os      serviços de reparo, ajustes e consertos desenvolvendo soluções criativas, práticas e fáceis de serem aplicadas em partes específicas de três peças coringas do vestuário: calça jeans, camiseta de malha e camisa de botões. Assim como a oficina de Gastronomia Regional, o Workshop de Acertos e Ajustes será transmitida no Youtube do Sesc Ceará.    

 

“Se amostra pro mundo, Ceará!” 

 

De 01 a 08 de novembro, a Mostra Sesc de Culturas Digital acontece como culminância do Tudo em Casa Fecomércio, criado ainda no início do isolamento social como forma de levar cultura e lazer para adultos e crianças. De março até setembro, foram realizadas mais de 930 ações online, reunindo um público de mais de 488 mil pessoas. Dessa forma, a Mostra traz shows, apresentações teatrais, bate papo, ações formativas, exposições, visitas aos Mestres da Cultura, histórias de grupos de tradições. Tudo 100% Made in Ceará. 

 

Além do Youtube e das redes sociais, a programação completa pode ser conferida no aplicativo “Mostra Sesc de Culturas”, disponível para Android e iOS.

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Qual sua avaliação das ações do governo do presidente Jair Bolsonaro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados