Aeroporto de Juazeiro do Norte receberá recursos que garantirão reforma

Aeroporto Juazeiro-Caririceara.com

Ministério do Turismo e BNB assinam contrato para reforma do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte. (Foto: Jota Lopes/Agência Caririceara.com)

O Ministério do Turismo e o Banco do Nordeste formalizam, nesta terça-feira (1º), a destinação de recursos a serem investidos no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte. Desde setembro de 2019, o terminal caririense é administrado pela Aena Brasil, empresa espanhola que venceu o leilão para gerenciar o bloco de aeroportos no Nordeste. Além de Juazeiro, a multinacional administra os terminais de Recife PE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Aracaju (SE) e Maceió (AL). A destinação de recursos será formalizada por meio da assinatura de contrato, em uma cerimônia ao meio-dia desta terça-feira, em Recife (PE), com presença do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

O contrato prevê R$ 1,2 bilhão em investimentos para melhorias nestes aeroportos. Entre as adequações previstas no terminal de Juazeiro, destacam-se a ampliação de pistas de pouso, táxi, pátios para aeronaves e terminais de passageiros, melhorias no embarque e desembarque de passageiros e carga, inclusive com o aumento dessas áreas, modernização quanto à segurança na inspeção de bagagens e cargas embarcadas e adequações nos sistemas de navegação aérea. Também é prevista o crescimento das opções comerciais com a instalação de mais lojas e restaurantes. A primeira fase das obras deve ser concluída até junho de 2023.

Em nota enviada ao Jornal do Cariri, a Aena Brasil informou que este é o segundo bloco de obras realizadas nos seis aeroportos que gerencia no país. Até então, foram feitas melhorias de sinalização, revitalização do piso, reforma de todos os banheiros, instalação de novos sistemas de climatização, aquisição de novo sistema de iluminação, além de reparos de manutenção predial, como pintura, revisão hidráulica, elétrica, entre outras. “Todas essas mudanças visam oferecer mais conforto e segurança aos passageiros e demais usuários dos aeroportos administrados pela Aena Brasil. De uma maneira geral, assim que concluídos, os trabalhos vão garantir uma melhor experiência aos passageiros, em todas as etapas da viagem”, afirma a concessionária. As obras, inclusive, já foram aprovadas, em outubro de 2021, pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Comdema).

Alguns desses aperfeiçoamentos já estavam previstos no contrato de concessão, como obrigações que a Aena Brasil deve adotar no aeroporto juazeirense. Entre os aeroportos que a concessionária administra no Brasil, o de Juazeiro do Norte é o que comporta as reformas estruturais mais abrangentes, com uma renovação completa do terminal. Os 2,5 mil metros quadrados atuais do prédio passarão para 6,4 mil metros quadrados de área total. Isto quer dizer que o equipamento mais do que dobrará de tamanho ao final das obras. A concessionária ainda promete melhorar e ampliar outros ambientes, com expectativa de que as instalações cheguem a 7,5 mil metros quadrados até 2034, quando a primeira fase da concessão de 30 anos será concluída.

Nos 15 anos finais do contrato, o Aeroporto Orlando Bezerra deve chegar aos 10 mil metros quadrados de área total. A expectativa é de que a movimentação de passageiros no terminal caririense passe de 590 mil pessoas – quando o estudo de viabilidade econômico-financeira para a concessão foi feito – para quase um milhão e meio de passageiros por ano, fluxo 140% superior ao praticado atualmente. O Governo Federal ainda estima que este mesmo fluxo seja de 2,8 milhões de pessoas anualmente, no final da concessão, em 2048. “Considerando todos os fluxos relevantes: doméstico, internacional, conexão e bordo e aviação geral, o total cresceria de 660 mil para 2,8 milhões entre 2019 e 2048 (ou cerca de quatro vezes) com um crescimento médio anual de 5,2%”, diz o documento do governo brasileiro.

*Conteúdo  do “Jornal do cariri”

Leia também



PATOM
WhatsApp Image 2022-07-28 at 08.57.10

Enquete