Alunos e professores ocupam o prédio da Crede desde o início da manhã (Fotos André Costa)
Juazeiro do Norte. Professores e alunos da rede estadual de ensino estão ocupando, desde o início da manhã de hoje, o prédio da 19ª Coordenadoria Regional de desenvolvimento da Educação (Crede), neste município. Os portões foram fechados por volta das 7 horas. O objetivo da ocupação, segundo, o diretor da Associação dos Professores de Estabelecimentos Oficiais Ceará (Apeoc) no Cariri, Bartolomeu Leandro Rodrigues, “é chamar a atenção do Governo do Estado acerca das precárias condições encontradas nas escolas por alunos e docentes”.
“A educação no Estado é um problema complexo. A começar pela parte física”, critica Bartolomeu. Ainda conforme explica, “as salas de aulas foram apelidadas de ‘saunas de aula’, devido a péssima climatização, os equipamentos estão sucateados, os locais de lazer carecem de reforma, assim com várias outras dependências dos prédios”.
Só está sendo permitido a entrada de alunos e professores
Em greve há mais de um mês, os docentes reclamam, também, que a data-base da categoria, de 1º de janeiro, não foi respeitada e reivindicam reajuste de 12,67%, entre outros itens. O Governo do Estado prevê para junho uma posição sobre remuneração dos profissionais do magistério.
Já os alunos reivindicam aumento da verba para merenda escolar (atualmente de R$ 0,31 centavos por aluno); revogação da portaria de lotação (PL 1169/15); aumento de verbas para projetos pedagógicos e culturais; reforma nos prédios e renovação dos equipamentos, dentre outras.
Sobre o repasse na verba alimentar, a representante da Associação Cearense de Estudantes Secundarista (ACES) Ester Burmann, conta que há uma “gritante diferença entre o investimento para as escolas de ensino técnicas e de ensino regular”. Segundo ela, a verba da merenda para as escolas técnicas é de quase sete reais por aluno.
A desocupação da Crede deve ocorrer ao fim do dia. “Inicialmente o que foi acordado em assembleia é que a ocupação seria apenas nesta quinta-feira”, concluiu Bartolomeu Leandro. Em Juazeiro do Norte, cinco escolas estão ocupadas por estudantes.
Blog Diário cariri