Assembléia do COMARES define recurso para 2022

Assembléia do COMARES define recurso para 2022

A Assembleia Ordinária do Consórcio Intermunicipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (COMARES) realizada nesta terça-feira, 30, reuniu os prefeitos dos municípios consorciados para decisões importantes para a implantação do aterro sanitário que tem como foco resolver definitivamente a problemática dos lixões em 10 municípios do Cariri. A apresentação do projeto, orçamento para o ano de 2022 e rateio de investimento dos municípios foram os temas debatidos na Assembleia.

De acordo com o Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, presidente do COMARES, o projeto de implantação do aterro está sendo encaminhada para consulta pública e análise do Tribunal de Contas do Estado. “Essa foi uma reunião muito importante para nós, aprovamos o orçamento para o próximo ano e a partir de agora essa questão do aterro consorciado ganha força e unidade entre os prefeitos. Em 2022 iniciaremos o ano com a consulta popular, realização da audiência pública para concretização desse aterro sanitário e encaminhamento ao Tribunal de Contas do estado para analisar o projeto e licitarmos ainda em 2022”, afirma.

O orçamento do COMARES para 2022 foi aprovado em pouco mais de 4 milhões de reais. “Essa reunião trouxe novas perspectivas para o projeto. Aprovado o orçamento no ano anterior da sua aplicação, pela primeira vez todos os municípios consorciados participando do programa ICMS do seu valor total, então nenhum recurso vai sair dos fundos gerais, virão dos programas do próprio consórcio”, explica o Secretário Executivo do COMARES, Brito Junior.

De acordo com Brito Junior, as próximas fases serão decisórias para efetivação do Consórcio. “O processo licitatório deve acontecer, quem sabe até 2023, e assim conseguiremos deixar de utilizar os lixões da região, deixando de agredir o meio ambiente, tranquilizando as comunidades ribeirinhas dos municípios consorciados e principalmente, dando a destinação correta dos nossos resíduos, disse Brito.

*ASCOM

Leia também



600x600px_Banner_02.04_PMB_2022

Enquete