Banco Mundial e Secretaria das Cidades concluem visitas às obras no Cariri

Banco Mundial e Secretaria das Cidades concluem visitas às obras no Cariri  (2)

Na última quinta-feira (10), foi realizado o último dia da missão técnica realizada no Cariri entre a Secretaria das Cidades e representantes do Banco Mundial. Pela manhã, o secretário das Cidades, Lucio Gomes, intermediou um encontro entre o prefeito em exercício de Juazeiro do Norte, Luiz Ivan Bezerra, o vice-prefeito eleito do município, Geovanni Sampaio, e o coordenador de operações setoriais do Banco Mundial, Paul Procee. Durante o encontro foram apresentadas as ações realizadas em parceria com o Banco e a SCidades na região e discutidos futuros projetos para a cidade.

Banco Mundial e Secretaria das Cidades concluem visitas às obras no Cariri (1)
A equipe técnica da SCidades também esteve com o representante da Sociedade Anônima de Esgoto do Crato (SAAEC), Iarlei Brito, e o secretário de infraestrutura do Crato, José Muniz, para tratar sobre o processo de operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Seminário, no Crato. O equipamento integrou as obras de urbanização do bairro. Também estiveram 0005presentes o engenheiro do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Juvenal Barreto; Paul Procee e Paulo Frontini, técnicos do BIRD, e Igor Alencar e João Feitosa como representantes da construtora Coral.

Durante a reunião, foi foram repassadas informações sobre o aumento da utilização da ETE para o ano de 2017 e o processo de ligações intradomiciliares. A pré-operação da estação será coordenada pela empresa WPR que fará a capacitação dos funcionários e o monitoramento da ETE durante 3 meses.

Resumo da Missão

Durante três dias, a Secretaria das Cidades e o Banco Mundial estiveram em missão técnica no Cariri para avaliar o andamento e a conclusão das intervenções realizadas na região.

“Temos obras no Brasil inteiro, e a evolução das obras coordenadas pela Secretaria das Cidades, no Ceará, foi muito boa. São grandes investimentos voltados para a melhoria da população, pensando nas pessoas e o Ceará, hoje, é um dos melhores do Brasil”, afirmou o coordenador de operações setoriais do Banco Mundial, Paul Procee.

A equipe de técnicos da SCidades e os representantes do BIRD visitaram as obras realizadas em parceria com o banco. Em Juazeiro do Norte, as obras da 1ª e da 2ª etapa da Avenida do Contorno. Com 5,16 km de extensão, a intervenção contempla a construção de vias e dois viadutos (um deles, pelo qual passará por baixo o Metrô do Cariri, será o viaduto mais alto do Ceará com 9 metros de altura).

O trecho II, que possui 2,8 km de extensão e o trecho III tem extensão de 2,36 km, as obras estão com 76% de execução. A 1ª etapa está concluída e contempla 3,4 km de malha viária em pista dupla, indo do município de Caririaçu até a ponte do Rio Salgadinho. O valor total do investimento da SCidades nas duas etapas é de R$ 48.803.517,29.

Além de outras intervenções visitadas, como a urbanização do bairro Seminário, As obras de urbanização foram executadas através do Projeto Cidades do Ceará – Cariri Central, da Secretaria das Cidades. Dividido inicialmente em duas etapas, a obra contemplou 14,3 hectares com serviços de contenção da encosta, terraplanagem, recomposição da vegetação, 16km de drenagem e esgotamento sanitário.

No bairro, ainda pelo projeto, também foi construída uma via paisagística com extensão de 1,2km, iluminação adequada, paisagismo, passeios acessíveis, sinalização e espaços de contemplação da paisagem, de lazer e atividades esportivas.

A SCidades, também intermediou reuniões entre prefeitos eleitos de Juazeiro do Norte e Crato com representantes do banco, nos encontros foram apresentados a carteira de projetos para as autoridades e futuros projetos para a região.

Leia também



WhatsApp Image 2022-06-20 at 16.09.29

Enquete