Barbalha – APDM-CE Faz campanha de prevenção e combate à violência contra a mulher

Barbalha - APDM-CE Faz campanha de prevenção e combate à violência contra a mulher (1)

O Encontro Regional Cariri e Centro Sul “Sou Mulher, não aceito violência!”, foi sediado em Barbalha nesta manhã de quarta-feira 26 de outubro de 2016, no Cine Teatro Municipal Neroly Filgueira. O encontro debateu as políticas públicas e debateu a campanha de prevenção e combate a violência contra mulheres cearenses. O evento começou às 08h00 e contou com as presenças de autoridades da região do Cariri, e foi aberto pela vice-presidente da APDMCE e primeira dama do município de Barbalha, Izabel Cristina Cruz, que desejou boas-vindas aos convidados e enalteceu a importância do evento ser realizado em Barbalha.

A jovem Isadora Oliveira, representante do (NUCA) Núcleo de Cidadania dos Adolescentes em Barbalha, disse que a questão da violência contra a mulher infelizmente é uma problemática atual, e que poderia já ter acabado. “A importância da mulher nesse meio precisa que, seja quebrado, e dai, a importância da mulher estar participando para ter seus direitos”.

 O encontro debateu as políticas públicas e debateu a campanha de prevenção e combate a violência contra mulheres cearenses / Fotos:  Clodoaldo Amaro
O encontro debateu as políticas públicas e debateu a campanha de prevenção e combate a violência contra mulheres cearenses / Fotos: Clodoaldo Amaro

A secretária Executiva da APDM, Amélia Prudente disse da importância da realização do evento em Barbalha, e que a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios vem contribuindo com os municípios desde 1987 fortalecendo com as políticas públicas e um temática como essa, que sobre a violência contra a mulher, APDM não poderia ficar de fora com as mulheres de vários municípios do interior.

Já a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Barbalha, Edna Santiago disse que a problemática da violência contra a mulher, ainda estar muito arraigada no magismo que ainda continua. Edna finalizou dizendo que a Lei Maria da Penha ainda tem muito a contribuir para as mulheres.

O prefeito José Leite parabenizou a APDMCE por ter trazido o evento a Barbalha e parabenizou as mulheres por estarem participando e defendendo uma causa justa, as políticas públicas e a violência contra a mulher. Na oportunidade foi desenvolvida uma vasta programação: com credenciamento, acolhida e abertura – exibição de filme.

Painel I – Sou Mulher, não Aceito Violência – Quebrando o Ciclo – Cuidar e Proteger a mulher e tratar o agressor. Palestrante foi a Promotora de Justiça titular da Promotoria do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Membro do Núcleo Estadual de Gênero Pró-Mulher, a Dra. Roberta Coelho Maia Alves.

No Painel II – Agenda Municipal de Proteção e Combate à Violência Contra Mulher – Palestrante foi a Dra. Marcelha Pinheiro de Melo, assessora técnica – Jurídico da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios (APDMCE). Painel III – A Rede de Atendimento do Políticas Públicas para Mulher e teve como palestrante, a Dra. Camila da Silva Silveira, da coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher do Estado do Ceará.

No evento contou com representantes dos municípios de Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Baixio, Campos Sales, Catarina, Crato, Acopiara, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Cariús, Caririaçú, Cedro, Farias Brito, Icó, Iguatu, Jardim, Jucas, Mauriti, Orós, Porteiras, Saboeiro, Salitre, Várzea Alegre, Granjeiro, Ipaumirim, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Piquet Carneiro, Potengi, Quixelô, Santana do Cariri, Tarrafas e Umari.

O objetivo dessa campanha nos municípios é proporcionar às mulheres, conhecimento que fortaleçam sua identidade e consolidem sua cidadania, por meio de informações no que diz respeito à democracia e à conquista de direitos. A realização do evento é da Coordenadoria para o Desenvolvimento dos Municípios (APDM-CE, em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher do Estado do Ceará, Governo do Estado do Ceará, Prefeitura Municipal de Barbalha e APRECE.

Com informações Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha

Leia também



PATOM
WhatsApp Image 2022-06-20 at 16.09.29

Enquete