Barbalha promove caminhada chamando atenção para o Outubro Rosa

DA AGÊNCIA CARIRICEARA
Adriano Duarte    Foto: Divulgação

Este dia 24 outubro foi marcado por uma caminhada junto à população barbalhense para destacar a importância da prevenção contra o câncer de mama e colo uterino. A manifestação foi promovida pela Secretaria de Saúde do Município e contou com a participação do médico mastologista Alberto Callou Jr, que ministrou palestra sobre os temas da campanha do Outubro Rosa.

A caminhada saiu do Largo do Rosário e percorreu diversas ruas da Cidade com faixas, cartazes, camisas e um grupo de comediantes, chamando a atenção da sociedade para a campanha. As mulheres foram recepcionadas no Centro Materno Infantil com manicure, corte de cabelo e tratamento de beleza oferecidos pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Para a secretária de Saúde do Município, Pollyanna Callou, a intenção é promover o conhecimento para estimular o autoconhecimento das mulheres sobre seu corpo.

“Essa caminhada  é um Marco para a gente, o mês do outubro rosa e durante esse mês é o mês que a gente tem de grande importância para a prevenção do câncer de mama o câncer de colo de útero, é um mês de grande significância porque ele é a nível internacional, é considerado como símbolo para o câncer. A gente trouxe o mastologista né Doutor Alberto Callou Júnior para fazer essa palestra para as mulheres para trazer esse esclarecimento, essa maior carga de conhecimento para elas para que também tirem dúvidas dirimam quaisquer dúvidas a respeito do assunto e traga quaisquer esclarecimentos também porque às vezes elas recebem os exames e ficam muito angustiadas com a demora do retorno ao médico e fica sem saber o que aquilo  significa e ele tá também explicando o resultado do diagnóstico dos exames nesta palestra”.

A secretária chamou a atenção, ainda, para as ações que promovem a valorização da mulheres.

“A gente tem que saber que tá trabalhando esse lado da mulher,  já que muitas vezes a mulher por ser dona de casa por ter uma terceira jornada de trabalho ela não tem muito tempo para cuidar de si, então a gente tem que estar sempre fazendo esse incentivo para que ela cuide de si, não esqueça que também tem que ter esse cuidado com a saúde e não esqueça de ter se cuidado essencial principalmente se tem uma carga genética que tem que ter esse cuidado de tá fazendo essa prevenção anualmente”.

Após a caminhada, a população pode tirar a dúvidas sobre o tema com o especialista na área, médico Alberto Callou Jr.

”Eu acho que a importância é sobretudo conscientizar a população geral sobre a necessidade sobre a importância, a indispensabilidade da prevenção dos exames de rotina para câncer de mama e câncer de colo de útero. Também achei excelente, achei excelente, achei que a população, sobretudo a população feminina é sempre bem curiosa, é sempre é questionadora ela nos indaga e procura esclarecer se cada vez mais sobre as doenças que acometem é com a frequência crescente com incidência crescente no Brasil”.

O mastologista alertou para a importância da continuidade desse tipo de trabalho na rede pública dos Municípios.

”Eu acho que essas ações que esses debates eles deveriam ser corriqueiros deveriam ser frequentes o quanto mais frequentes melhor mais conscientização, mais prevenção para essas doenças, mais diagnósticos precoces, mais possibilidades de cura”.

A campanha Outubro Rosa segue até o próximo dia 31. O município de Barbalha, entretanto, desenvolve a prevenção e a saúde da mulher de forma continuada por meio das Agentes Comunitárias de Saúde e nas Unidades de Saúde da Família. A partir do dia 1º, uma nova mobilização será realizada com a campanha Novembro Azul, que aborda a saúde do homem.

©Todos direitos reservados a Caririceara.com. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível de ação judicial com base  na Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 dos Direitos Autorais.

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Qual sua avaliação das ações do governo do presidente Jair Bolsonaro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados