Barbalha se enfeita para a festa de Santo Antônio neste fim de semana

Foto: Reprodução/Sistema Verdes Mares
Foto: Reprodução/Sistema Verdes Mares

Festejos têm vários eventos e começaram em 13 de maio com o corte do tronco que vai servir como mastro para hastear a bandeira do padroeiro. O auge da festa é neste fim de semana, 28 e 29.

Nesta sexta-feira (27), o município de Barbalha, no Sul do Ceará, acerta os detalhes finais para a Festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade. Depois de dois anos de pandemia da covid-19, os festejos voltam a acontecer presencialmente.

As ruas da cidade estão decoradas para receber os visitantes durante as comemorações. A bandeira do padroeiro vai ser entregue nesta sexta na igreja matriz para que seja hasteada no domingo à tarde, um dos ápices da festa.

Veja a programação de festejos deste fim de semana:

  • No sábado (28), acontece a tradicional Noite das Solteironas, uma manifestação cultural que celebra o desejo das pessoas por um casamento. O evento antecede o cortejo do Pau da Bandeira.
  • Ainda no sábado, o público pode conferir um show que começa às 20 horas, ao lado da Matriz de Santo Antônio, e as principais atrações são os caririenses Fábio Carneirinho e Luiz Fideles.
  • No domingo, a tradicional missa de abertura acontece às 9 horas da manhã na igreja matriz de Santo Antônio com a benção da bandeira.
  • Após a celebração, os carregadores do pau da bandeira seguem para o sítio Flores e devem retornar às 17 horas com o cortejo.
  • O hasteamento ocorre depois do cortejo em que “carregadores” levam o pau da bandeira pelas ruas da cidade até a igreja matriz. De acordo com a tradição popular, quem escreve na parte de trás da peça quando ela está sendo confeccionada, garante o casamento. “Eu já tenho vários casos de pessoas que vem me procurar e que me contam que realmente conseguiram casamento depois de colocar a assinatura na bandeira”, relatou Sandra Sobral, responsável pela confecção da bandeira.
  • O hasteamento está previsto para acontecer no final da tarde. Mas a partir das 11 horas a festa inicia na rua do Vidéo com vários grupos tradicionais, como trio de sanfoneiros para animar os visitantes.

De acordo com a prefeitura de Barbalha, todo o espaço da festa será fiscalizado pela vigilância sanitária do município que vai exigir o comprovante de vacinação dos visitantes e controlar o acesso ao evento. A estimativa é de que 300 mil pessoas passem pelo município durante os festejos.

A festa de Santo Antônio é reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

*Conteúdo do Portal G1 Ceará

Leia também



PATOM
WhatsApp Image 2022-07-28 at 08.57.10

Enquete