Biscoito da farinha de jatobá foi a novidade na I Feira de Artesanato e Gastronomia Rural de Barbalha

Biscoito da farinha de jatobá é novidade na I Feira de Artesanato e Gastronomia Rural de Barbalha   (1)

Com informações do radialista Silva Neto/Diário do Cariri
Imagens crédito universojatoba

A ONG Sociedade Artística e Cultural Engenho Velho, situada no Sítio Cabeceiras zona rural de Barbalha, realizou dias, 25 e 26 de novembro, a I Feira de Artesanato e Gastronomia Rural de Barbalha, o evento aconteceu no entorno da Praça Filgueira Sampaio, reuniu produtores de frutas, verduras, legumes e muitos produtos da gastronomia da nossa região.

I Feira de Artesanato e Gastronomia Rural de Barbalha foi mais além, colocando a cultural popular na sua efervescência com apresentações de vários grupos que enaltecem a arte e o folclore das mais diversas manifestações populares, neste campo Barbalha é fértil, em especial a zona rural, no Sítio Cabeceiras, por exemplo, tem o Grupo Irmãos Penitentes que já ultrapassa um século de história, as “Incelências”, e tantos grupos que refletem o potencial cultural de Barbalha, em uma das tendas também a gente encontra o caldeirão da poesia com trabalhos de vários poetas e poetisas de Barbalha e Região do Cariri.

Biscoito da farinha de jatobá é novidade na I Feira de Artesanato e Gastronomia Rural de Barbalha (2)Por ser uma área central a Praça Filgueira Sampaio, recebeu a I Feira de Artesanato e Gastronomia Rural de Barbalha, sob a organização da direção da Sociedade Artística e Cultural Engenho Velho, foram mais de vinte expositores, a grande novidade vem na gastronomia, com produtos alimentícios como, biscoitos a base da farinha do jatobá, farinha da casca da macaúba, sucos de vários sabores, sendo a preferência pelo delicioso suco de macaúba.

É importante destacar, que, a polpa do jatobá é rica em minerais, como potássio, cálcio, magnésio, ferro e fósforo, e também em vitamina C. Vale ressaltar que ela tem mais potássio do que a banana e mais cálcio do que o leite. Essas características fazem dela uma ótima alternativa para o fortalecimento de ossos e músculos, sem contar que pode ser considerada um energético natural.

Leia também



PATOM
IMG-20220706-WA0003

Enquete