Bombeiros militares do Ceará atuam no combate às enchentes no Sul da Bahia com remoção de desabrigados e distribuição de insumos

ND_CBMCE-na-Bahia3

O Governo do Ceará, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), iniciou a atuação no Sul da Bahia, região que sofre com fortes enchentes. Equipes do CBMCE estão dando apoio na remoção de desabrigados e na entrega de alimentos e água à população de ilhados, além de estarem intensificando os trabalhos diuturnamente no município de Itabuna na Bahia (BA).

As equipes se deslocaram no sábado (25) e devem permanecer no estado vizinho por tempo indeterminado, conforme explica o comandante-geral do CBMCE, coronel Ronaldo Roque. “As fortes chuvas na Bahia deixaram centenas de desabrigados, provocando quedas de pontes e o isolamento de algumas cidades. O Governo do Ceará deixou à disposição daquele estado equipes e equipamentos do CBMCE para dar apoio de imediato. Foi realizado um plano de trabalho com 25 bombeiros militares, entre socorristas, mergulhadores e da área de salvamento. Esses profissionais estão ajudando a população baiana, que neste momento, merece tanta atenção”, ressaltou o comandante-geral.

A equipe cearense montou o Sistema de Comando de Incidentes (SCI) nas divisões da força-tarefa para a operação intitulada “Operação de Resgate e Apoio aos Desabrigados da Bahia”, coordenada pelo tenente-coronel do CBMCE, Daniel Landim. “Vários desabrigados foram removidos, foram entregues alimentos e água. Intensificamos os trabalhos durante o dia, devido a falta de iluminação à noite. Temos três mulheres e 22 homens, todos bombeiros militares auxiliando na operação”, disse o tenente-coronel.

Busca e salvamento
Após tomar conhecimento da situação da Bahia, o governador do Ceará, Camilo Santana, se dispôs a apoiar as frentes de trabalho daquele Estado, por meio dos profissionais das Forças de Segurança da Secretaria da Segurança e Defesa Social do Ceará (SSPDS), com o envio 25 bombeiros militares, seis viaturas e equipamentos como botes, coletes salva-vidas e cilindros, que chegaram em Itabuna na madrugada do último domingo (26).

Os bombeiros cearenses integram o Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), o Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e a Companhia de Mergulho de Resgate (CMR).

Leia também



PATOM
WhatsApp Image 2022-07-28 at 08.57.10

Enquete