Brasil registra uma média de 30 mil novos casos de hanseníase por ano

Dermatologista do Cariri explica a importância do tratamento para o controle da doença. Foto: Divulgação

Manchas avermelhadas ou brancas na pele, sensação de formigamento, nódulos e placas em qualquer parte do corpo, perda de sensibilidade ao calor ou ao frio são alguns dos sintomas da Hanseníase, uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen.

“A hanseníase acomete a nossa pele e os nervos periféricos, e se não tratada precocemente pode gerar deformidades e incapacidades físicas que trazem tanto estigma para a doença. O tratamento é muito importante para evitar esse ciclo de disseminação”, explica a Dermatologista, Ana Maria Carreño.

No Brasil, nos últimos 10 anos foram 312 mil novos casos registrados, fazendo com que o nosso país ficasse na segunda posição no ranking mundial da doença, atrás apenas da Índia. Por ano, é uma média de 30 mil novos casos, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
“A transmissão da doença acontece através da tosse ou do espirro de uma pessoa contaminada”, relata a médica, Ana Maria Carreño.

*Commonike

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Qual sua avaliação das ações do governo do presidente Jair Bolsonaro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados