Câmara Municipal encerra período legislativo 2016

Câmara Municipal encerra período legislativo 2016 Foto Jota Lopes Agência Caririceara.com
Câmara Municipal encerra período legislativo 2016 Foto Jota Lopes Agência Caririceara.com

João Vieira/Agência Caririceara.com
Colaboração do radialista Paulo Dimas
Foto: Jota Lopes

A Câmara Municipal do Crato encerrou nesta terça feira (20), o período legislativo 2013/2016.

Na ocasião foram realizadas duas sessões para limpar a pauta de votações, além de uma sessão solene realizada antes para a outorga de títulos de cidadãos cratenses ao Diretor do Detran do Crato Idelfonso de Morais, ao Gerente da Caixa Econômica do Crato Lúcio Avaccini Pereira e ao Advogado Carlos Alberto Ferreira Alencar.

Nas duas sessões ordinárias realizadas, os parlamentares aprovaram o Projeto de autoria do vereador Amadeu de Freitas que discorre sobre a criação do Conselho Municipal de Água e Esgoto do Crato aprovado por unanimidade.

No próximo dia 1º de janeiro de 2017, a Câmara Municipal do Crato deverá escolher a mesa diretora para o biênio 2017/2018. Até o momento somente a chapa da base aliada do Prefeito eleito José Ailton Brasil foi inscrita, que traz como candidato a Presidente o Vereador Florisval Coriolano, Vice Presidente Vereador Pedro Alagoano, 1º Secretário Vereador Pedro Lobo e 2º Secretário Vereador Tico da Serrinha.

A oposição tem até às quatorze horas desta quarta feira (21), para apresentar sua chapa.

O prazo estabelecido é que as chapas sejam apresentadas dez dias antes da votação, como dezembro são 31 dias, o limite é até o encerramento do expediente da câmara às duas horas da tarde desta quarta feira.

Dos atuais 19 vereadores, somente oito tiveram seus mandatos renovados para os próximos quatro anos, Pedro Alagoano, Amadeu de Freitas, Bebeto, Guri, Tiago Esmeraldo, Jales Veloso Nando Bezerra e Fernando Brasil.

Já os Vereadores Marquim do Povão, Galego da Batateira, Luciano Saraiva, Celso dos Frangos, Paulo de Tarso, Espedito Ancelmo, e Henrique Leite não foram reeleitos.

A Vereadora Nágila Rolim não concorreu a reeleição, em sua vaga disputou o seu marido o Vereador eleito Florisval Coriolano. O Vereador Guer também não concorreu, em sua vaga disputou sua esposa a Vereadora eleita Ticiana.

Os Vereadores Luís Carlos e Dárcio Luís de Sousa também não disputaram o pleito.

Um fato histórico foi registrado nesta terça feira, após quarenta anos de legislatura o Vereador Dárcio Luís se despediu da Câmara Municipal do Crato.

Para o período legislativo 2017/2020, a Câmara Municipal será composta pelos Vereadores eleitos:
Nando Bezerra (PTB)
Thiago Esmeraldo (PP)
Tico (PSC)
Pedro Alagoano (PSD)
Adil (PSC)
Amadeu de Freitas (PT)
Lunga (PSD)
Guri (PV)
Dr. Renan (PEN)
Jales Veloso (PSB)
Antônio de Mano (PPL)
Florisval Coriolano (PRTB)
Fernando Brasil (PP)
Ticiana de Guer (PSDB)
Bebeto (PTN)
Dr. Maurícinho (PDT)
Pedro Lobo (PT)
Professor Gilson (PT do B)
Vicência (PMN)

Sobre o encerramento do período legislativo 2013/2016 a Reportagem conversou com o atual Presidente as Câmara Vereador Pedro Alagoano……………………….

Pedro Alagoano fala das expectativas para a nova legislatura…………………….

O Vereador Amadeu de Freitas fala sobre o Projeto de sua autoria acerca da criação do Conselho Municipal de Água e Esgoto do Crato aprovado por unanimidade…………………………..

Amadeu de Freitas faz uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos pela Câmara………………………………….

Vereador Amadeu de Freitas finaliza agradecendo o apoio da imprensa……………………

O vereador Luís Carlos Saraiva que não se candidatou a reeleição também faz um balanço das atividades durante os últimos quatro anos…………………

Outro destaque que deixa o legislativo cratense é o vereador Darcio Luís de Sousa, o parlamentar com mais tempo de mandatos seguidos em todo o país, 40 anos consecutivos. Dárcio decidiu esse ano não se candidatar a reeleição e fala reportagem…………………….

Leia também



PATOM

Enquete