Cariri registra chuvas superiores a 100mm

Juazeiro do Norte. Pela primeira vez no mês de março, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações superiores aos 100 milímetros, o que não ocorria desde o último dia 22 de janeiro, quando o órgão apontou volume de 112 mm na cidade de Senador Sá. Entre as 7 horas de ontem e 7 horas desta quarta-feira (09), choveu em 85 dos 184 municípios cearenses.

O maior volume pluviométrico foi registrado na cidade de Umari (125 mm), na região do Cariri, que pelo segundo dia consecutivo teve várias municípios banhados pela chuva. Iguatu (86 mm) e Quixelô (82 mm), ambos no Centro-Sul obtiveram o segundo e terceiro maior volume do Estado, respectivamente.

23 cidades tiveram registros pluviométricos

No cariri cearense, região em que não chovia há quase duas semanas, 23 cidades tiveram registros pluviométricos. No triângulo Crajubar, entretanto, os índices foram discretos, não ultrapassando a marca de quatro milímetros. De acordo com o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, no somatório de janeiro e fevereiro, o Cariri apresentou desvio negativo de 21,7%. “Foi a única região do Estado a apresentar desvio negativo nos dois primeiros meses do ano”, acrescentou Fritz.

Ainda conforme o meteorologista, as chuvas devem reaparecer com alguma intensidade a partir da segunda quinzena de março em todas as regiões do Estado. “Historicamente, nos anos em que o El Ñino, por exemplo, atua com maior intensidade, a segunda quinzena de março costuma ser mais chuvosa”, finaliza Fritz.

A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com chuvas em todo o Ceará. As chuvas decorrem, segundo a Funceme, por causa da atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), cujo centro está sobre o Oceano Atlântico e sua borda sobre o Nordeste do Brasil (NEB).

Foto: Jota Lopes/Agência Caririceara.com

Diário Cariri

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Eleitorado nas urnas: você é a favor do voto impresso?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados