Cariri terá primeiro Hospital Psiquiátrico com novo modelo de tratamento

Projeto arquitetônico já foi finalizado e o complexo será situado na cidade de Crato

O Núcleo de Saúde Mental é um empreendimento focado no atendimento integral à saúde de pacientes com transtornos mentais e dependência química. A obra se trata de uma construção de grandes proporções com investimentos de R$ 6 milhões e previsão de iniciar os serviços em julho de 2022.

O hospital estará localizado na Rua Balduíno Bezerra, no Município de Crato-CE, onde visa receber pacientes de toda a região do Cariri e também de outras localidades em um raio de 450 km, como uma iniciativa pioneira para o tratamento de seus pacientes.

O projeto vem com o objetivo de tratar transtornos mentais com empenho e oferecer a oportunidade para uma reestruturação na vida dos pacientes, possibilitando ainda uma rotina com menos sofrimento e prejuízos físico, social e emocional, atrelando o tratamento multidisciplinar com psicólogos, nutricionistas, educadores físicos e terapeutas ocupacionais.

Ainda como metodologia para o tratamento, haverá a inclusão dos familiares no processo terapêutico. Esses são os recursos fundamentais para proporcionar resultados certamente mais satisfatórios, fazendo com que o internamento tenha bons resultados, seja eficaz e o mais breve possível.

Estrutura física

Inicialmente serão 3.000 m² de área construída com 30 leitos em apartamentos duplos e/ou individuais, assim como todas as áreas de apoio necessárias ao perfeito funcionamento da unidade. O projeto arquitetônico permite expansão horizontal e vertical para que o edifício acompanhe a demanda ao longo do tempo.

O médico psiquiatra, Thiago Macedo, destaca que a implementação do hospital é a realização de um grande sonho. “O objetivo é fazer com que o Cariri se torne também referência em saúde mental, promovendo discussões, debates compatíveis com a evolução das terapêuticas e da compreensão dos transtornos psiquiátricos”, disse.

O empreendimento possui espaços destinados às atividades terapêuticas, de reabilitação e de convivência para os pacientes e familiares. As áreas externas do Núcleo também serão aproveitadas para abrigar demais áreas de reabilitação e convivência. O ambulatório terá três consultórios médicos, sala de eletroconvulsoterapia (ECT) e sala de observação.

Já o Pronto Atendimento contará com um consultório médico e sala de observação. O prédio terá sala de leitura, estúdio, capela, área administrativa, refeitório e apoio técnico com farmácia, rouparia, almoxarifado e resíduos. Um amplo estacionamento com 50 vagas para carros e 12 para motos. Inicialmente o empreendimento mvai gerar em torno de 40 empregos diretos, além dos indiretos.

Além de fomentar a economia, o novo hospital psiquiátrico tornará o Cariri uma referência da Saúde Mental do interior Cearense e Nordestino. O terreno para a construção da obra foi uma doação da Prefeitura do Crato.

Conteúdo “Commonike”

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Eleitorado nas urnas: você é a favor do voto impresso?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados