Central de Libras retoma atividades em Juazeiro do Norte

Equipe da Central de Interpretação de Libras ganha reforço de intérpretes/tradutores para mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdocegos no atendimento de qualquer serviço público.

Imagine que você é surdo e precisa ir a uma consulta, mas não consegue explicar ao seu médico o que está sentindo. Ou que precise tirar algum documento específico, mas não consiga fornecer as informações necessárias, porque o atendente não fala a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Pensando nas dificuldades que essas pessoas enfrentam no seu cotidiano e em promover mais espaços para a comunidade surda, a Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho reforçou a equipe da Central de Interpretação de Libras, que agora conta com dois intérpretes e um instrutor usuário nativo da língua.

Atendimento – O atendimento funciona 24 horas por dia, em um sistema de pré-agendamentos ou emergenciais, conforme a necessidade para viabilização da comunicação entre surdos e ouvintes. A Central também dispõe de suporte online, através de e-mails, aplicativo WhatsApp, Skype e redes sociais, como também presencialmente. A Central de Interpretação de Libras fica localizado no mesmo prédio do Centro Pop, na Avenida Dr. Floro Bartolomeu, 1027 A, Bairro Juvêncio Santana.

Projetos futuros – Segundo a diretora da Central de Libras de Juazeiro do Norte, Cleide Barbosa, é necessário uma reestruturação na comunicação, principalmente dos setores públicos. Por esse motivo, um projeto de capacitação está em elaboração para ser desenvolvido com os servidores públicos. Esse projeto deve ser encaminhado à Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho do município.

Letras-Libras na UFCA – Foi aprovado recentemente o projeto para a implantação do curso de licenciatura em Letras-Libras na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Baseado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em torno de 17 mil pessoas com deficiência auditiva vivem na região do Cariri. O curso será o primeiro do interior do Ceará. Segundo a Coordenadoria de Acessibilidade da UFCA, a implantação do curso de Letras/Libras tem o propósito de atender às demandas impostas pela inclusão dos surdos na Educação e a inclusão da Língua Brasileira de Sinais, como disciplina no currículo educacional, formando professores para o ensino de Libras nos níveis fundamental, médio e superior.

ASCOM da Prefeitura de Juazeiro do Norte

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Você acha que motoristas alcoolizados devem ser considerados criminosos?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados