Chapada Cultural do Araripe é aberta oficialmente em Nova Olinda

Imagem Acervo da TV Casa Grande.
Imagem: Acervo da TV Casa Grande.

Teve início na manhã desta sexta-feira, 03, a Mostra Internacional de Patrimônio e Turismo Chapada Cultural do Araripe.

O evento é mais uma ação realizada por instituições parceiras, tendo à frente a Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, voltada para a candidatura da Chapada do Araripe à Patrimônio Mundial da Humanidade Unesco.

A solenidade contou com apresentação artística da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto e com a presença de diversas autoridades da Região do Cariri.

Na composição da mesa oficial de abertura, estiveram o Secretário de Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, o Reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Francisco do O’ de Lima Júnior, Mestre Espedito Seleiro, o Prefeito de Nova Olinda, Ítalo Brito Alencar, a Diretora administrativa da Fundação Casa Grande, Iriane Inácio, Diretor Regional do SESC Ceará, Henrique Jorge Javi de Sousa e a Chefe da Divisão de Reconhecimento Internacional de Bens Patrimoniais do IPHAN, Candice Ballester.

A mostra promoverá a rememoração do Povo Kariri, celebrando de forma inovadora, a disseminação de conteúdo, conexões culturais e midiáticas entre pessoas, instituições e coletivos de artistas.

A ideia é formar uma grande rede que busca integrar, interagir e promover a formação de crianças e jovens a partir do encontro com o espaço de vivência em gestão institucional, a Fundação Casa Grande e a gestão do patrimônio cultural da Chapada do Araripe.

Durante os três dias de evento, os debates, apresentações culturais e as oficinas vão subsidiar a elaboração do projeto da Candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade Unesco.

O Prefeito de Nova Olinda, cidade anfitriã do evento, Ítalo Brito Alencar, deu as boas vindas aos participantes, reforçando a importância do município no mapa do turismo brasileiro e internacional. “É uma cidade pequena, mas que tem uma riqueza cultural tão grande, ao ponto de estarmos fazendo um evento Internacional em nossa cidade.”

Representando uma das instituições mais longevas no campo do Patrimônio Cultural no Brasil e em toda a América Latina, a Chefe da Divisão de Reconhecimento Internacional de Bens Patrimoniais do IPHAN, Candice Ballester, lembrou que este território possui um grande valor baseado num sistema cultural e uma cultura viva e potente e que as ações empreendidas na candidatura da Chapada do Araripe à Patrimônio da Humanidade, têm um grande diferencial, pois o território possui um motor de desenvolvimento reconhecido nacional e internacionalmente, que é a Fundação Casa Grande.

“Digo isso, porque o grande diferencial, justamente, é a gente pôr esse olhar, essa visão de futuro e de reconhecimento deste trabalho que já é realizado há 30 anos e que a gente vai vendo os frutos desse processo que é longo, mas extremamente necessário. É isso que garante a sustentabilidade e a ressignificação do patrimônio e dessa cultura tão rica e que sai daqui desse território e que tem uma potência nacional e uma interlocução com o mundo”, destacou Candice.

O Diretor Regional do SESC no Ceará, Henrique Jorge Javi de Sousa, lembrou que através desse projeto em torno dacandidatura da Chapada do Araripe “Nós estamos dando a oportunidade do mundo reconhecer” os potenciais desse território “e ter aqui mais um ponto que traduz a humanidade como um todo [a partir deste] solo que nós estamos. E é por essa razão que o SESC não poderia deixar de participar disso”.

O Reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Francisco do O’ de Lima Júnior, destacou na solenidade de abertura, a forte relação envolvendo a URCA e outras instituições de fomento à cultura, ciência e promoção de um território sustentável.

“São grandes instituições como a Secult, Secitece, Funcap pensando juntas, através do protagonismo da URCA, um grande projeto de Patrimonialização da Região do Cariri. Através do Geopark Araripe Unesco, buscamos garantir a sustentabilidade para as próximas gerações, com os atores da sociedade, conscientizando e obtendo o reconhecimento da comunidade onde ela está inserida.”

Posse do Comitê Científico Cultural

O Secretário de Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, deu posse aos membros do Comitê Científico e Cultural para o projeto de “Elaboração do Dossiê de Candidatura da Chapada do Araripe à Patrimônio da Humanidade (Unesco)”. O grupo é composto por 36 membros das mais várias expertises, como pesquisadores, mestres da cultura popular, gestores culturais brasileiros e de outros países.

Agora empossado de forma oficial, o grupo está comprometido com as pesquisas e elaboração do Dossiê da Candidatura da Chapada do Araripe a Patrimônio dá Humanidade desde a realização do I Seminário Patrimônio da Humanidade Chapada do Araripe, realizado em 2019.

A programação da Mostra Internacional de Patrimônio e Cultura Chapada Cultural do Araripe acontece até domingo (05) com ciclos de debates, celebrações artísticas e oficinas. Toda a programação pode ser acompanhada através do canal da TV Casa Grande no Youtube. Mais informações podem ser conferidas no site oficial do evento (https://chapadaculturaldoa.wixsite.com/chapadacultural/) e no instagram da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri.

*ASCOM

Leia também



PATOM
WhatsApp Image 2022-06-20 at 16.09.29

Enquete