Cidades do Ceará têm segundo dia seguido com fortes chuvas

Cidade do Crato amanheceu com chuva nesta quarta-feira. — Foto: Minelly Costa/Arquivo Pessoal

As regiões do Vale do Jaguaribe e Sertão dos Inhamuns, no Ceará, receberam nesta quarta-feira (17) um bom volume de chuva pelo segundo dia seguido. Segundo a Funceme, entre terça-feira e a manhã desta quarta, choveu em pelo menos 116 cidades. A maior precipitação ocorreu em Massapê, com 98 milímetros.

Na Região dos Inhamuns, o maior volume foi registrado mais uma vez em Crateús, com 82 milímetros. Nesta terça-feira, Crateús havia recebido precipitação de 200 milímetros, a maior do ano até o momento.

Em seguida aparecem Monsenhor Tabosa (64,8 milímetros) e Tamboril com 53 milímetros. No Vale do Jaguaribe, a maior chuva foi em Morada Nova, com 82 milímetros.

Previsão para os próximos dias
As últimas análises mostram que de hoje (17) até quinta (18) áreas de instabilidade se formarão sobre todas as macrorregiões trazendo chuva para todas as áreas do estado. Os maiores acumulados previstos continuam sendo para a região noroeste (Litoral Norte e Ibiapaba) e sul do Sertão Central e Inhamuns.

No litoral, as precipitações devem ocorrer durante o período da madrugada e manhã, e podem ser provocadas pela atuação da brisa terrestre bem como pelo avanço de áreas de instabilidade provenientes do Atlântico. Nas demais áreas do estado (de hoje até quinta), as precipitações devem acontecer no decorrer do dia, ou seja, não devem ficar concentradas em apenas um período.

Nas macrorregiões do Litoral Norte, na Ibiapaba e no centro-sul, a intensidade da chuva deverá variar de fraca a forte (em alguns momentos). Nas demais áreas do estado, a intensidade deve ser de fraca a moderada, ser de caráter passageira e em pontos isolados. Essa tendência é válida de hoje até quinta.

Para sexta-feira (19), o predomínio é de estabilidade em todo o estado, devendo ocorrer chuva apenas no litoral e Ibiapaba no período da madruga e noite, respectivamente.

O norte da região Nordeste do Brasil (NEB) está sob a influência de áreas de instabilidade que tem se formado devido à proximidade da ZCIT da região, que tem contribuído (nos últimos dois dias) para a ocorrência de chuva no Ceará. No entanto, a partir de amanhã (18), a tendência é de redução das precipitações pela diminuição da atividade convectiva proveniente da ZCIT próximo da região.

A Funceme indica previsão de chuva isolada no Litoral do Pecém, Litoral de Fortaleza e no Maciço de Baturité. Nas demais regiões, há eventos de precipitações.

As precipitações recentes tiveram influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas neste período do ano e que se aproximou do noroeste do Estado. Ao longo do dia, são esperados mais acumulados em todas as macrorregiões do Ceará.

A tendência é de que a ZCIT permaneça na atual posição até amanhã, quando deverá afastar-se em direção ao Maranhão.

*Conteúdo “G1 CE

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Qual sua avaliação das ações do governo do presidente Jair Bolsonaro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados