COMDEMA tem primeira reunião do ano com nova diretoria

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Juazeiro do Norte, realizou a primeira reunião do ano, com a posse oficial da nova diretoria, na última sexta-feira. Foi a trigésima reunião ordinária dom conselho. Um dos temas em debate esteve voltado para a contribuição do conselho para as ações do meio ambiente no município.

Pelo regimento, o novo presidente do conselho é o Secretário de Meio Ambiente, Luís Ivan Bezerra. A secretaria executiva fica a cargo da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro (AMAJU), tendo à frente o superintendente, Sidney Kal-Rais.

O secretário Luís Ivan apresentou o plano de limpeza que a Secretaria de Meio Ambiente está realizando desde o início da gestão, com ações de capinação, retirada de entulhos e desobstrução de bueiros para tentar diminuir os impactos provocados pela estação chuvosa. Ele ressaltou também a importância da fiscalização integrada, feita por fiscais da SEMASP (fiscais de campo) e AMAJU (fiscais ambientais). Os membros do conselho sugeriram que a secretaria promova uma campanha de orientação aos munícipes, afim de intensificar a educação ambiental.
O ambientalista e Técnico de Meio Ambiente, Pedro Torquato, membro do COMDEMA há oito anos, levantou da problemática dos vazamentos e pediu a colaboração dos fiscais, para avisar a Companhia de Água e Esgotos do Ceara (CAGECE), dos consertos das tubulações onde houver vazamentos, antes da prefeitura asfaltar as ruas.

Uma revisão de área para instalação de empresa foi deliberada pelo conselho, por já existir diversas empresas e residências no local. Um dos esclarecimentos do empreendedor foi de que na fábrica seria usado material reciclável para produção de escovas, pincéis e vassouras, não gerando efluentes no processo de fabricação. O conselho concedeu por unanimidade a anuência, mediante compensação ambiental, sendo cobrado o estudo de impacto na área, além da doação de mil mudas nativas à Escola Ambiental, no prazo de 90 dias.

As reuniões do COMDEMA estarão sendo realizadas na última quarta-feira de cada mês, com o objetivo de debater e participar efetivamente na preservação, conservação, no uso sustentável, e melhoria da qualidade de vida no município.

ASCOM da Prefeitura de Juazeiro do Norte

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Você acha que motoristas alcoolizados devem ser considerados criminosos?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados