Começa as festividades da Semana Patativa de Assaré 2016

A XII Semana Patativa do Assaré em Arte e Cultura, foi aberta da praça da igreja matriz em um palco armado, onde as autoridades municipais, estaduais e federais. deram, as boas vindas aos amantes e apreciadores da vida e a obra do Poeta Antonio Gonçalves da Silva, que esse ano fosse vivo estaria completaria 107 anos. iniciou com chave-de-ouro, contando com a presença da Feira de Artesantao da CEART- Centro de Artesanato do Ceará, a maior feira do segmento do Estado.  A semana festiva em homenagem ao poeta assareense, também abre o roteiro de viagem do Ônibus “Cantos do Patativa!, projeto itinerante da Universidade patativa do Assaré, que levará a obra do poeta em estrutura móvel para diversos municípios cearenses.

 

A primeira-dama do Estado, Dona Onélia Leite Santana, madrinha do projeto Cantos do Patativa,  veio representando o Governador Camilo Santana. Ela recebeu das mãos da primeira-dama do município, Lurdinha Freire, de presente, uma peça artesanal representando uma das poesias imortais de Patativa, Casinha de Palha. Lurdinha reivindicou de Onélia,  cursos para reacender a prática do artesanato para a juventude de Assaré, tendo em vista ser  essa cultura uma fonte lucrativa para o incremento da geração do emprego e renda.  arrancando da mulher do Governador a promessa de atender-lhe a solicitação.

 

Fernando Santana, Secretário de Governo do Estado,  enalteceu a memória de Patativa, e o apoio incondicional do Governo para a festa, reiterando que o governador Camilo Santana, tem um carinho muito grande  pelo município de Assaré, e pelo prefeito Samuel Freire. Novos, projetos virão para que possamos ver o desenvolvimento do município, concluiu ele. 

 

Filhos e netos do homenageado estiveram presentes, sendo que um de seus filhos, recitou uma poesia do pai, emocionando a todos os presentes.

O prefeito, Samuel Freire, agradeceu o apoio do Governo do Estado, e falou da importância da festa no calendário cultural do Estado, referendando o poeta da terra, destacando seu reconhecimento nacional e internacional.

Na parte social da festa, apresentação de diversos artistas da terá e como principais atrações, shows com Mano Walter e Léo Magalhães. A programação segue até o próximo dia 5, onde ás 17 hs haverá uma missa em ação de graças a ser celebrada pela passagem dos seus 107 anos de vida in memoria.

Por: Amaury Alencar

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Você acha que motoristas alcoolizados devem ser considerados criminosos?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados