Comitê Deliberativo do Ceará Pacífico de Juazeiro do Norte analisa primeiras ações do Pacto no município

Comitê Deliberativo do Ceará Pacífico de Juazeiro do Norte analisa primeiras ações do Pacto no município

O Comitê Deliberativo do Pacto por um Ceará Pacífico de Juazeiro do Norte realizou a 2a reunião para debater e planejar políticas intersetoriais entre os órgãos de Segurança do Estado e do Sistema de Justiça. O encontro entre as instituições membros da estrutura de governança do Pacto no município foi realizada nesta quinta-feira (28) no Sebrae Cariri, em Juazeiro do Norte.

Comandado pela vice-governadora Izolda Cela e pelo prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, o Comitê analisou as primeiras ações tomadas desde a implantação do Pacto por um Ceará Pacífico no município.

De acordo com a vice-governadora do Ceará, o sucesso do Pacto por um Ceará Pacífico se deve, principalmente, ao fortalecimento da intersetorialidade e da articulação das entidades como base fundamental. “Nessa segunda reunião já vemos a estruturação das pautas e das agendas. Nós temos uma expectativa muito positiva aqui de que essa articulação resulte em boas ações e na possibilidade dos problemas do município serem resolvidos, não em um passe de mágica, mas com mais efetividade e sistemática e pouco a pouco as dificuldades serão vencidas”, explica Izolda Cela.

Na reunião, também foram definidos os objetivos, estratégias, funções e responsabilidades de cada instituição participante. Também foi discutido as propostas de intervenção nas áreas urbanas, com a construção e recuperação de áreas e equipamentos, intervenções setoriais, intersetoriais e interinstitucionais com melhoria, integração e articulação dos serviços públicos.

Para o prefeito Arnon Bezerra, as ações de prevenção podem gerar novas perspectivas para a sociedade. “Eu sei que temos uma missão árdua, mas estamos encontrando resultados satisfatórios e estamos apenas começando, estamos com a motivação de agregar toda a sociedade civil nesse projeto. Juntos, executivo, legislativo e judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública todos estamos com essa missão. Cada vez que impomos, positivamente, a cultura, a educação, o esporte e o lazer, o cuidado com a cidade, vemos novas perspectivas. Nós queremos fazer que a violência desapareça e possamos despertar o talento que existe nos moradores de Juazeiro para que possamos criar prosperidade e que o município continue a trilhar o caminho do seu desenvolvimento”, destaca Arnon Bezerra.

O Comitê também analisou as ações de mobilização, participação popular e fortalecimento das redes de solidariedade, além de ações culturais como o fortalecimento e a reconstrução do patrimônio imaterial (identidade, valores, hábitos, vínculos com a cidade e entre as pessoas, cidadania), de entretenimento e formação cultural do município.

Comitê Deliberativo

Instituído em abril deste ano, o Comitê do Ceará Pacífico é coordenado pelo chefe do executivo municipal, os outros membros efetivos do Pacto no município são: Vice-Governadoria, o Conselho Municipal de Segurança Pública, Ministério Público, Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Esportes e Juventude, Presidência da Câmara de Vereadores, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Comando das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Trabalho, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Defensoria Pública e Poder Judiciário.

Ceará Pacífico em Juazeiro

Com a instalação do Pacto por um Ceará Pacífico, o município recebeu um pacote de investimentos em segurança e ações sociais que marca os territórios do Pacto. Além disso, Juazeiro do Norte recebeu um reforço de policiamento ostensivo e comunitário com a criação de uma Unidade Integrada de Segurança (Uniseg), em parceria do Governo do Ceará e Prefeitura de Juazeiro do Norte.

Leia também



600x600px_Banner_02.04_PMB_2022

Enquete