Corte do pau da bandeira de Santo Antônio movimenta Barbalha

O tradicional corte do pau da bandeira de Santo Antônio, em Barbalha, movimentou a cidade Caririense na sexta-feira (15). O evento é tradicional e envolve religiosidade e cultura popular.
Os carregadores se reuniram na Praça da Matriz de Santo Antônio no Centro de Barbalha. Na igreja, participaram de um momento de oração e receberam um benção.
 
Após, o grupo seguiu para o Sítio Flores a 6 quilômetros da sede de Barbalha. Entre as 5 árvores indicadas, a escolhida foi um angico com cerca de 20 metros de altura e mais de 2 toneladas.
 
Atendendo as critérios de seleção,  foi elegido como a haste da bandeira do Santo casamenteiro. O corte levou quase 1 hora.
 
O tronco foi carregado por mais 200 homens até a chamada cama do pau. "Ele ficará lá para perder umidade e peso por uns 15 dias. No dia 31 será levado nos ombros dos heróis carregadores até a matriz de Santo Antônio", afirma Rildo Teles, capitão do pau.  
 
A festa de Santo Antônio é uma das mais conhecidas e tradicionais do Brasil, chegando a receber cerca de 300000 visitantes.
 
Além do turismo religioso, a festa recebe milhares de mulheres de várias regiões do país que rogam pela ajuda do padroeiro para conseguir casamento. Segundo a tradição, quem pegar no pau da bandeira casará em 1 ano.
Fotos: Agência Caririceara.com
Com informações da TV Diário

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Você acha que motoristas alcoolizados devem ser considerados criminosos?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados