Crato é pioneiro na implantação de projeto para acompanhamento de crianças afastadas do convívio familiar

Capa2426

Em uma manhã de muita alegria e reconhecimento, foi implantado na sexta-feira, 20, no município do Crato, o projeto-piloto “Acompanhamento do Programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz junto a crianças afastadas do convívio familiar”, da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) do Governo do Estado. O evento aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal.

O Ceará é um dos cinco estados brasileiros escolhidos pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para desenvolver experiência piloto que depois será consolidada em todo o País. E o Crato foi escolhido para ser o município pioneiro na implantação do referido projeto no estado.

Em sua fala, o prefeito Zé Ailton Brasil destacou o importante trabalho desenvolvido na Casa de Acolhimento, e enfatizou a construção de políticas públicas voltadas para esse público, a exemplo da capacitação realizada durante essa semana. “Estamos dando um grande passo na questão da Casa de Acolhimento e passamos a trabalhar muito focados na questão das crianças que vivem longe do convívio familiar”.

O secretário-executivo da Proteção Social, Francisco Ibiapina, parabenizou as equipes da Casa de Acolhimento e do Programa Primeira Infância no SUAS do Crato pelo trabalho desenvolvido junto às crianças. “O Crato foi escolhido para implantar esse projeto piloto não por indicação, mas por ter encontrado o ambiente ideal para que o programa possa ser fecundado de uma maneira perfeita”, disse.

Com o projeto, a SPS capacitou técnicos dos abrigos e das equipes municipais de visitadores do programa Criança Feliz. No encontro, 29 técnicos foram certificados após receberem qualificação para iniciar o projeto-piloto no Crato. Os cuidadores aplicarão a metodologia Cuidados para o Desenvolvimento da Criança, que desenvolve atividades que promovem a motricidade, o cognitivo, a comunicação e linguagem e a sócio afetividade emocional.

O momento contou ainda com a apresentação das crianças do CEI Manoel Almino, com a música Criança Aprendiz.

Na ocasião, também estiveram presentes o vice-prefeito André Barreto, a secretária de Desenvolvimento Social, Ticiana Cândido, a coordenadora do programa Criança Feliz no Estado, Silvana Simões; a coordenadora da Proteção Social Especial, Mônica Gondim, a representante da Secretaria Nacional de Atenção da Primeira Infância do Ministério da Cidadania, Daniela Santos, secretários municipais, visitadores do Criança Feliz e cuidadores da Casa de Acolhimento.

*ASCOM

Leia também



PATOM
WhatsApp Image 2022-07-28 at 08.57.10

Enquete